A INFLUÊNCIA DAS ANIMAÇÕES NO DESENHO DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS

Autores

Palavras-chave:

Desenho, Animação, Processo Criativo, Artes Visuais

Resumo

O artigo discute elementos que abordam a história da animação e sua popularização na televisão brasileira entre as crianças. Além disso, seu foco central foi observar a influência das animações no processo de desenvolvimento do desenho de quatro estudantes do Ensino Superior através de suas experiências, memórias da infância e registros desses desenhos nos processos artísticos contemporâneos. Trata-se de uma pesquisa que mescla historicidade, vivências e sentidos, de uma forma que se complementam no decorrer do texto. É perceptível como a animação toca de diversas formas os quatro estudantes entrevistados, de forma que é possível analisar sua significação para eles. O estudo mostra que a presença do consumo das animações na infância pode vir a despertar interesse no desenho pelas crianças, o que muitas vezes vem a ser a porta de entrada para o mundo das Artes.

Biografia do Autor

Maria Betânia e Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em Educação pela UFMG. Mestra em Educação pela UFPE. Graduada em Artes Plásticas pela UFPE. Graduanda em Filosofia pela UFPE. Professora da Graduação em Artes Visuais e do Programa Associado de Pós-Graduação em Artes Visuais UFPB/UFPE.

Giovanna Campos Pedrosa Santos, Universidade Federal de Pernambuco

Artista Visual. Graduada em Artes Visuais pela Universidade Federal de Pernambuco.

Downloads

Publicado

2024-12-26