O MOVIMENTO A PARTIR DO JOGO COM A MÁSCARA EXPRESSIVA NA ENCENAÇÃO AUSÊNCIA

Autores

  • Gabriel Ângelo de Luna Silva

Palavras-chave:

Movimento, Máscara expressiva, Meyerhold, LeCoq

Resumo

Este artigo visa refletir sobre o processo de encenação Ausência, projeto desenvolvido na disciplina Processo de Encenação I, pelo Grupo de Pesquisa Ritmo do Ator e da Atriz na Cena Teatral dentro do Programa de Iniciação Científica - PIBIC/URCA. A pesquisa encontrou nestes três espaços possibilidades de estudos, discussões e experimentações, tendo como propulsor o estudo do movimento. Partimos da confecção e experimentação de máscaras, buscando entendê-las como objetos propositores da cena, bem como a análise do material colhido a partir dessa proposição. Tratou-se, portanto, de extrair destas práticas de trabalho um caminho que nos possibilitasse a criação e experimentação do movimento, a partir do jogo com a máscara expressiva. Posteriormente, estudamos cada micro movimentos contidos nessas criações e, a partir destas reflexões, pudemos desenvolver um resultado cênico, Ausência, que carrega em si o que foi discutido nessa pesquisa. Os principais autores que fundamentaram a pesquisa bibliográfica foram Jacques Lecoq (1921-1999) e Vsevolod Emilevitch Meyerhold(1874-1940).

Biografia do Autor

Gabriel Ângelo de Luna Silva

Gabriel Ângelo é ator, encenador e produtor cultural, graduado em Teatro pelo Centro de Artes Reitora Maria Violeta Arraes de Alencar Gervaiseau/URCA. Iniciou em 2011 suas atividades no Teatro por meio do NEET - Núcleo de Estudos e Experimentos Teatrais, na Unidade SESC de Juazeiro do Norte, com orientação do ator/diretor/professor Vanderley Peckovsk. É Integrante ativo do Grupo de Pesquisa Ritmo do Ator/Atriz na Cena Teatral e RITMAR, ambos mediada pela Professora/Artista/Pesquisadora Dra. Andréia Paris. É membro do Laboratório de Encenação Performativa e um dos fundadores do Espaço Casa Tempo. Foi estagiário pelo programa de Cultura, na Unidade Crato do SESC (2019), orientado pela técnica de Cultura Suzana Carneiro. Participou de cursos de formação com grupos e artistas dentre eles/elas: em 2016 como participante no 23 Festival de Teatro Nordestino de Guaramiranga, na Mostra Nordeste e Universitária. Vivenciou junto a Paula Carvalho e Paulo Flores, Atuador/Atuadora da Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveis, o workshop “Vivência com a Tribo” no ano de 2016. No início de 2017 participa da oficina de Máscaras Larvárias, com a atriz e diretora Daniele Carmona no FIMC, Festival Internacional de Máscaras no Cariri. Em 2017 participou da primeira edição do Pontes Flutuantes como ouvinte do Espetáculo-demonstração “Eco do Silêncio com a atriz Julia Varley e a Palestra-demonstração “Pensar através das ações” com Eugênio Barba, ambos do Odin Teatret. Como encenador investiga o Movimento Expressivo como Linguagem cênica integrada a máscara expressiva. Defendeu o TCC intitulado "Estudo do Movimento Expressivo: reflexões a partir da encenação Medusas". Como encenador possui os trabalhos: “Ausência” (2017), trabalho em que questiona a relação homem/mulher e tecnologia; Medusas I (2017-2018); Medusas II (2018-2019) e Ritual as Deusas Mães (2020)

Downloads

Publicado

2022-08-01