O RITUAL DE MATANÇA DO BOI NO MARANHÃO E SUA DINÂMICA DE OCUPAÇÃO DO ESPAÇO URBANO

Autores

  • José Carlos Lima Costa Universidade Federal do Maranhão

Palavras-chave:

Performances culturais, Religiosidade, Corporeidade, Bumba-meu-boi

Resumo

Propõe-se realizar uma análise da Morte do Boi e sua dinâmica de ocupação do espaço urbano, considerando as dimensões políticas, estéticas e antropológicas que permeiam tal manifestação cultural. Os estudos da performance instrumentalizaram a atual pesquisa para uma análise contra hegemônica desse tipo de teatralidade. Evidenciando os processos sociais e culturais de modo dinâmico, revelando a sociedade e a cultura como uma complexa rede de microrrelações interpessoais e interculturais. Assim a pesquisa de campo e a pesquisa documental e bibliográfica constituiu a primeira fase de um processo de investigação de caráter processual e inacabado. Por isso considerei o “Ritual da Morte do Boi” como a encenação de um teatro popular que representa uma cosmovisão, os modos de ser e compreender o mundo de sujeitos historicamente subalternizados.

Biografia do Autor

José Carlos Lima Costa, Universidade Federal do Maranhão

Possui graduação em Licenciatura em Teatro pela Universidade Federal do Maranhão (2013) e mestrado em PERFORMANCES CULTURAIS pela Universidade Federal de Goiás (2017). Atualmente é ator - Cia Mira Mundo Produções Culturais, pesquisador do grupo de pesquisa cenacorpo da Universidade Federal do Maranhão, pesquisador do gesepe da Universidade Federal do Maranhão e professor substituto da Universidade Federal do Maranhão. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Performances Culturais, atuando principalmente nos seguintes temas: gênero, educação, estudos queer, teatro e performatividade.

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Publicado

2022-08-01