O TEATRO DE GRUPO NO RIO GRANDE DO NORTE E A PANDEMIA DA COVID-19

Autores

  • Adriano Moraes de Oliveira Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
  • João Lucas Bento Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
  • Quemuel Costa Gomes Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Palavras-chave:

Teatro potiguar , teatro de Grupo, pandemia do coronavírus, pesquisa teatral

Resumo

O presente texto tem como objetivo refletir sobre as condições de trabalho de grupos de teatro no contexto potiguar da pandemia de coronavírus. É uma reflexão feita por três indivíduos que pesquisam o teatro de grupo e suas implicações poéticas, estéticas e políticas. Como a principal característica de grupos de teatro que operam próximos a lógica do “teatro de grupo” é a horizontalidade nas decisões e, consequentemente, o enfrentamento coletivo dos desafios que se impõem a quem deseja produzir e viver profissionalmente do teatro, buscamos evidenciar como a circunstância da pandemia é enfrentada por parte dos coletivos potiguares. Assim, esse artigo busca descrever e refletir sobre os desafios que se impuseram aos grupos de teatro potiguares num momento em que o coletivo é obrigado a encontrar meios e formas de seguir com sua existência.

Biografia do Autor

Adriano Moraes de Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Adriano Moraes é graduado em Artes Cênicas - Interpretação Teatral pela Universidade Estadual de Londrina (2002), possui mestrado em Teatro pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2005) e doutorado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas - UFPel (2011). Atua como docente desde 2003. Iniciou sua carreira docente na função de professor colaborador da área de Dramaturgia na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Em 2006 passou a atuar como professor efetivo da área de práticas teatrais na Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Atualmente é professor da área de atuação e encenação na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. É docente do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGARC-UFRN). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Teatro, atuando principalmente nos seguintes campos: Poéticas teatrais, Pedagogias de direção e atuação, Teatro de grupo.

João Lucas Bento, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Possui graduação em Teatro pela Universidade Regional do Cariri (2018). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Interpretação Teatral,Teatro de grupo.

Quemuel Costa Gomes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Estudante de graduação em Teatro na Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Downloads

Publicado

2022-08-01

Edição

Seção

Dossiê Temático