Sobre a Revista

ATENÇÃO: CHAMADA PARA EDIÇÃO ESPECIAL ATÉ DIA 30/MARÇO/2020

Temática: "Violência contra as mulheres: desafios e perspectivas de enfrentamento"
A Campanha dos 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres mobiliza a sociedade no sentido de reforçar a importância do reconhecimento e do enfrentamento à violação de direitos humanos que atinge a população feminina cotidianamente. Corroborando com esta prerrogativa, o Observatório da Violência e dos Direitos Humanos da Região do Cariri, da Universidade Regional do Cariri (URCA), anualmente desenvolve ações que objetivam visibilizar a campanha e discutir esta problemática que tem impactado consideravelmente na vida de mulheres e na sociedade com um todo, primando pelo diálogo, troca de experiências e saberes e propondo estratégias de enfrentamento ao fenômeno, em parte, como resultado do conhecimento da situação de violência contra a mulher a nível local, regional e nacional.

Nessa perspectiva, o Observatório da Violência convida à comunidade acadêmica à participar da Chamada Especial "Violência contra as mulheres: desafios e perspectivas de enfrentamento" e aceita artigos originais e de revisão, nas múltiplas esferas do conhecimento, que abordem o tema. Acredita-se que para satisfatório enfrentamento do agravo e redução dos índices de violência contra o público feminino é necessário que o amplo debate e a produção científica de conteúdos afins, motivo pelo qual esta chamada se faz necessária.

 

Revista nacional de caráter multidisciplinar que transita em diferentes áreas, configurando um público-alvo constituído por acadêmicas/os, intelectuais e militantes, organizações não-governamentais e outras instituições. Idealizada como veículo de notável produtividade e dinamismo aceita contribuições originais de cientistas e pesquisadores de todo o mundo.

Fundada pela Pró-Reitoria de Pós-graduação e Pesquisa no âmbito das comemorações pelos 20 anos de criação da Universidade Regional do Cariri e, fruto dos ideais visionários e esforço dedicado tem como propósito promover o debate acadêmico no Brasil.

Criada sob a denominação de Cadernos de Cultura e Ciência publica contribuições originais de cientistas e pesquisadores oriundos da pesquisa básica e aplicada.

A abreviatura de seu título é Cad. Cult. Cienc. , que deve ser usada em bibliografias, notas de rodapé e em referências e legendas bibliográficas.