SOB A ÓTICA DA NORMA CULTA:

UM ESTUDO DE ASPECTOS MORFOSSINTÁTICOS NA ESCRITA DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47295/mgren.v11i1.232

Palavras-chave:

Análise sociolinguística. Norma. Morfossintaxe.

Resumo

Coseriu (1979), esquematizando a heterogeneidade estrutural linguística, define norma a partir da normalidade nas diversas comunidades de fala, em que o falante se situa por suas formas linguísticas e pelo amontoado de valores socioculturais que favorecem uma formação identitária. O Projeto da Norma Urbana Culta (NURC) aponta, após a formação da linguagem urbana comum, a norma culta como a variedade linguística de falantes urbanos com escolaridade superior completa, em situações de maior monitoramento, e participantes de grupos economicamente e socialmente privilegiados. Assumindo que o grau superior de escolarização influencia no domínio de competências da norma culta, a pesquisa analisa, a partir de produções escritas de discentes de diferentes semestres do curso de Letras da UESB, campus de Jequié, a trajetória de construção de uma norma culta com base em um olhar variacionista da língua, considerando-a, conforme a sociolinguística, um sistema heterogêneo e sistematizável. (FARACO, 2008; MOLLICA, 2010; SCHERRE; NARO 1997). Consentida pelos estudantes, realizou-se uma coleta de dados socioculturais, objetivando a contextualização da realidade estudantil. Ao analisar os dados, levantaram-se todos os desvios de norma culta encontrados em níveis ortográficos, estruturais, morfológicos e sintáticos. Das categorias analisadas, os níveis morfossintáticos apresentaram maior destaque, com desvios de concordância verbal e nominal, regência nominal e verbal e colocação pronominal. Portanto, notou-se, em divergência à hipótese levantada, que as tendências ao desvio de norma culta oscilam dos primeiros semestres ao término da graduação, revelando como há a manutenção dessas ocorrências influenciadas pelo contato mais próximo com a linguagem urbana comum.

Biografia do Autor

Gyovanna Bardini, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Estudante do curso de Letras da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Bolsista de iniciação científica pela UESB.

Vivian Antonino, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Professora adjunta da UESB, campus Jequié, mestre e doutora em Letras em Linguística, com atuação em Sociolinguística e Língua Portuguesa.

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Publicado

2022-04-30 — Atualizado em 2022-06-20

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Seção

Artigos - Estudos Linguísticos