Experiências exitosas e emoções no ensino de línguas na pandemia

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47295/mgren.v12i3.946

Palabras clave:

Tecnologias, Pandemia, Experiência, Emoções, Ensino de Línguas

Resumen

O objetivo deste trabalho é apresentar experiências exitosas realizadas por professoras da área de Linguagens de um Instituto Federal localizado na Bahia, no período das atividades não presenciais executadas on-line, durante a pandemia da Covid-19. As narrativas sobre as duas experiências exitosas foram obtidas durante uma Roda de Conversações, no contexto de uma pesquisa qualitativa e narrativa. Ao narrar e ouvir as experiências exitosas vivenciadas por si mesmos e pelos colegas, os docentes compartilharam experiências e emoções sobre a própria prática no contexto do Ensino Médio. Como resultados, se destacam o uso do WhatsApp na aprendizagem da Língua Espanhola e o remix como estratégia para o trabalho com textos literários no ensino de Língua Portuguesa. Em ambos os casos se nota expansão do repertório de ensino articulado com experiências da cultura digital. Ainda, a Roda de Conversações nos indica a mobilização de emoções avaliadas como positivas nas professoras participantes. Os resultados reiteram estudos na Linguística Aplicada acerca do uso efetivo de tecnologias digitais nas salas de aulas e atenção às relações e às emoções.

Biografía del autor/a

Marise Rodrigues Guedes, Universidade Estadual de Santa Cruz

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Letras: Linguagens e Representações, da Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC (2020-2024). Mestra em Letras, Especialista em Leitura e Produção Textual e Licenciada em Letras pela UESC; bacharel em Administração de Empresas pela Universidade de Santo Amaro. É professora de Línguas Portuguesa e Espanhola do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, campus Itapetinga, desde 2013. Membro do Grupo de Pesquisa em Educação, Diversidade, Linguagens e Tecnologias - GEPEDET, dessa instituição e do Grupo de Pesquisa Formação, Tecnologias e Emoções- FORTE da UESC.

Rodrigo Camargo Aragão, Universidade Estadual de Santa Cruz

Doutor em Linguística pela UFMG e professor no Programa de Pós-graduação e Licenciatura em Letras da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Foi professor visitante no Departamento de Linguística Aplicada da Universidade de Jyväskylä na Finlândia. Coordena o grupo de pesquisa FORTE (CNPq/UESC) e é membro da ANPOLL.

Maria D'Ajuda Alomba Ribeiro, Universidade Estadual de Santa Cruz

Professora Emérita da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC. Doutora em Linguística Aplicada pela Universidad de Alcalá (2005). Possui graduação em Letras: Português/Inglês pela UESC (1986), graduação em Direito pela mesma Universidade (1993), graduação em Psicanálise pelo Centro de Estudos Especializados e Psicanalíticos (2018). É Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras: Linguagens e Representações - UESC; e Professora Visitante da Universidade Federal de Roraima, bolsista CAPES.

Citas

ARAGÃO, R. Observar, Narrar e Significar a Experiência da Aprendizagem. In: Laura Miccoli. (Org.). Pesquisa Experiencial em Contextos de Aprendizagem: Uma Abordagem em Evolução. 1ed. Campinas: Pontes, 2014, p. 79-100.

ARAGÃO, Rodrigo C. Emoções e ações de professores ao falar inglês no WhatsApp. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, v. 17, n.1, p. 83-112, 2017.

ARAGÃO, R. C. A Systemic View on Emotion and Reflection in Language Teacher Education Research. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 22, n.1, 2022, p. 270-299.

ARAGÃO, Rodrigo; GUANAES, Luan. WhatsApp e metodologia do ensino de inglês na pandemia. Fólio: Revista de Letras, Ano XIV, v. 14, n. 1, jan./jun. 2022.

ARRUDA, C. F. B. Experiências bem-sucedidas de Inglês na Escola Pública: a relação entre agência e propiciamento. In: Miccoli, Laura. (Org.). Pesquisa experiencial em contextos de aprendizagem: uma abordagem em evolução. 1 ed. Campinas: Pontes Editores, 2014, v. 8, p. 371-405.

AZZARI, Eliane Fernandes; AMARANTE, Maria de Fátima Silva; ANDRADE, Eliane Righi. “É verdade este bilete”: relações dialógicas e(m) discurso no ciberespaço. Bakhtiniana. Revista de Estudos do Discurso, v. 15, n. 1, jan.-mar. 2020, p. 7-32.

BRAGA, Junia de Carvalho Fidelis; MARTINS, Antonio Carlos Soares. When Teacher Education Goes Mobile: A Study on Complex Emergence. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 20, n. 2, abr.-jun. 2020, p. 353-381.

BODGAN, Robert C; BIKLEN, Sari Knopp. Investigação Qualitativa em Educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Trad.: Maria João Alvarez, Sara Bahia dos Santos, Telmo Mourinho Baptista. Porto: Porto Editora, 1999.

BUZATO, Marcelo El Khouri (Et al). Remix, Mashup, Paródia e companhia: por uma taxonomia multidimensional da transtextualidade na cultura digital. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v.13, n.4, p. 1191-1221, 2013.

CLANDININ, J; CONNELLY, M. Pesquisa Narrativa: experiências e história na pesquisa qualitativa. 2ªed. Trad. MARIANI, Fábio; MATTOS, Magda. Narrative Inquiry: Experience and Story in Qualitative Research. Uberlândia: EDUFU, 2015.

DUDENEY, Gavin; HOCKLY, Nicky; PEGRUM, Mark. Letramentos digitais. Trad. Marcos Marcionilo. São Paulo: Parábola Editorial, 2016.

FERRONI, Roberta. Affective and inclusive language learning through whatsapp: a case study on trainee teachers and italian l2 learners in a multilingual and multicultural background. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, v. 62, n. 1, p. 104-120, jan.-abr. 2023.

GASKELL, George. Entrevistas individuais e grupais. In: BAUER, Martin; GASKELL, George (orgs). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. 13 ed. Trad. Pedrinho Guareschi. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015. p. 64-89.

LEMOS, Laís S. Ensino/Aprendizagem de inglês no Ensino Médio com WhatsApp: emoções, multiletramentos e possibilidades. 2017. 136 fl. Dissertação de Mestrado em Letras: Linguagens e Representações. Departamento de Letras e Artes. Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus, BA.

MATURANA, Humberto. Ontologia del conversar. Revista Terapia Psicológica, Ano VII, n. 10, s/p., 1988.

MATURANA, Humberto; REZEPKA, Sima Nisis de. Formação Humana e Capacitação. Trad. Jaime A. Clasen. Petrópolis: Vozes, 2000.

MATURANA, H. R; YÁÑEZ, Ximena Dávila. Habitar Humano em seis ensaios de biologia cultural. Trad. Edson Araújo Cabral. São Paulo: Palas Athena, 2009.

MATURANA, Humberto. Cognição, ciência e vida cotidiana. Organização e tradução Cristina Magro e Victor Paredes. 2. ed. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014.

MICOLLI, L. S.; LIMA, C. V. A. Experiência em sala de aula: evidência empírica da

complexidade no ensino e aprendizagem de LE. Revista Brasileira de Linguística

Aplicada, Belo Horizonte, v. 12, n. 1, p. 49-72, 2012.

RIBAS, Káritas de Toledo. Muitos Amores: o amor como temática biológico-cultural. Dissertação de Mestrado. Santiago, Chile, 2015.

RIBEIRO, Ana Elisa. Tudo o que fingimos (não) saber sobre tecnologias. In: Ribeiro, Ana Elisa; VECCHIO, Pollyanna de Mattos (Orgs). Tecnologias Digitais e Escola: Reflexões no projeto Aula Aberta durante a pandemia. 1. ed. São Paulo: Parábola, 2020. p. 111-117.

SALDANHA, Gabriela da Cunha Barbosa. A estreita relação professor-aluno na base da experiência do ensino inspirador. 2019. 211fl. Tese. (Doutorado em Linguística Aplicada) Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte (MG), 2019. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/44445/1/Tese%20vers%c3%a3o%20final%20para%20impress%c3%a3o.pdf. Acesso em: 19 jun. 2023.

SIBILIA, Paula. Entre redes e paredes: enseñar y aprender en la cultura digital. In.: LUGO, Maria Teresa (coord.). Entornos Digitales y políticas educativas: dilemas y certezas. 1ed. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: Instituto Internacional de Planeamiento de la Educación IIPE-Unesco, 2016. p. 200-224.

VIEIRA, Mauriceia Silva de Paula. Letramento digital: o uso de tecnologias da informação e da comunicação no ensino da leitura. In.: Anais do SILEL. v.3, n.1. Uberlândia: EDUFU, 2013. Disponível em: http://www.ileel.ufu.br/anaisdosilel/wp-content/uploads/2014/04/silel2013_3123.pdf, acesso em 05 de novembro de 2022.

ZORRILA, José. Don Juan Tenorio. Madrid: Santillana Educación, 2009.

Publicado

2023-12-21

Número

Sección

Artigos - Estudos Linguísticos