Um caminho para a elaboração de tarefas com foco na pronúncia do português brasileiro em contexto de língua adicional

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47295/mgren.v12i3.935

Palabras clave:

Português como língua adicional para fins acadêmicos, Ensino de línguas baseado em tarefas, Gêneros do discurso

Resumen

O trabalho pedagógico com a pronúncia na aula de língua adicional é fundamental por incidir diretamente na aferição de inteligibilidade nos contextos de interlocução (ALVES, 2015). Por isso, o objetivo deste artigo é propor um caminho para a elaboração de tarefas que focalizem a pronúncia de aprendizes de Português como Língua Adicional para Fins Acadêmicos (PLAFA) para a aplicação no contexto de um curso de extensão universitária. A proposta é apresentada como uma revisão bibliográfica qualitativa, constituída de cinco passos que incluem (1) a reflexão sobre a concepção de língua, com base em uma abordagem linguístico-discursiva a partir das concepções de Bakhtin e o Círculo, (2) conceitualização e contextualização do termo tarefa, (3) conhecimento dos termos acento estrangeiro, inteligibilidade e compreensibilidade, (4) seleção do que é relevante ensinar e (5) a união a todos os passos anteriores por meio da pedagogia de projetos (BARBOSA, 2004; SCHLATTER; GARCEZ, 2012). O trabalho também propõe tarefas que consideram o caminho nele delineado e que focalizam, além de aspectos fonético-fonológicos, reflexões sobre parâmetros socioculturais brasileiros, a visualização de dados a partir de gráficos, a apresentação oral como gênero do discurso e recursos léxico-gramaticais subordinados ao gênero. Combinando a proposta de um caminho para o desenho de tarefas com foco na pronúncia em contexto de PLAFA com a ilustração de sua aplicação, esta pesquisa pretende colaborar com professores produtores de materiais para contextos semelhantes que se deparam com lacunas na abordagem de aspectos fonético-fonológicos em suas aulas, seja por deficiência do material adotado, seja pela inconciliabilidade na trajetória de formação docente entre a teoria e a aplicação das áreas de fonética e fonologia.

Biografía del autor/a

Wesley Henrique Acorinti, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Licenciando em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Literaturas de Língua Inglesa - e bolsista de Iniciação Científica (PROBIC-FAPERGS/UFRGS) em Linguística Aplicada na Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

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Publicado

2023-12-21

Número

Sección

Artigos - Estudos Linguísticos