A influência das abordagens de ensino nas aulas de inglês: uma experiência em uma escola pública
DOI:
https://doi.org/10.47295/mgren.v12i3.922Palabras clave:
Abordagens de ensino, Língua inglesa, Linguística Aplicada, Escola pública, Ensino de línguasResumen
Ao longo dos anos, os estudos de ensino e aprendizagem de línguas criaram uma grande variedade de abordagens de ensino focalizadas em objetivos distintos. Nesta pesquisa, investigamos as metodologias de ensino de línguas e temos como objetivo apresentar uma análise da influência do método escolhido pelos professores nas aulas de inglês, e ainda, analisar se os métodos escolhidos estão em consonância com os objetivos pedagógicos dos docentes. Para a consecução dos objetivos, buscamos apoio teórico nos postulados de Liu e Shi (2007) e Brown (2007), que tratam das abordagens de ensino de línguas; Moita Lopes (2006) e Leffa (2001), que tratam da ciência Linguística Aplicada; Pennycook (2017) e Ladson-Billings (1995), que nos orientam a uma prática pedagógica mais efetiva em sala de aula; Almeida Filho (2009) e Cox e Assis-Peterson (2002) que discorrem sobre a formação de professores, e outros. Quanto aos procedimentos metodológicos, trata-se de um estudo de campo realizado na rede pública de uma escola Municipal de Bom Conselho-PE e seus colaboradores são professores que lecionam o componente curricular de língua inglesa nessa escola. Utilizamos o modelo de triangulação proposto por Denzin e Lincoln (2005), que consiste na observação de um objeto a partir de várias perspectivas, nesse caso: as entrevistas com o professor, a observação das aulas e a observação dos recursos utilizados. A pesquisa aponta que o uso inadequado das metodologias de ensino por parte dos professores interfere no bom funcionamento das aulas de língua inglesa. Também o destrato com a disciplina e a estrutura escassa da escola pública são fatores que colaboram para o insucesso das aulas. Além disso, a situação de um profissional que não foi formado na área de Letras Inglês, mas que está atuando nela, também é um fator preocupante, uma vez que o profissional não foi instrumentalizado metodologicamente para tanto.
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