Linguística contrastiva português/alemão e o desenvolvimento da pós-graduação no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.47295/mgren.v12i3.899Palabras clave:
Pós-graduação no Brasil, Germanística, Desigualdade socioeconômicaResumen
Este artigo busca construir paralelo entre o desenvolvimento da Linguística Contrastiva (LC) Português/Alemão e da pós-graduação no Brasil. Apoiando-nos nos estudos da bibliografia estatística, analisamos cronológica e geograficamente amostra de 28 teses, cujos dados bibliográficos foram extraídos de levantamento de 507 trabalhos indexados no gerenciador Zotero. Além da apresentação quantitativa do corpus, analisamos, ainda, os dados do desenvolvimento da pós-graduação na área de germanística. As categorias de análise tempo e distribuição geográfica apresentam uma aproximação dos desenvolvimentos da área da LC Português/Alemão e da pós-graduação no Brasil. Quanto à concentração do desenvolvimento da pós-graduação em determinadas regiões em detrimento de outras. Constatamos que o Norte não apresenta dados significativos de consolidação da área de LC Português/Alemão, enquanto o Sudeste concentra quase 80% dos trabalhos na amostra analisada.
Citas
ALVES, Miriam Fábia; OLIVEIRA, João Ferreira de. Pós-Graduação no Brasil: do Regime Militar aos dias atuais. RBPAE, v.30, n.2, p.351-376, 2014.
BATTAGLIA, Maria Helena; FISCHER, Eliana; GLENK, Eva; MEIRELES, Selma. A dimensão Linguística nos 75 anos da Área de Alemão do DLM/FFLCH-USP. In: UPHOFF, Dörthe. 75 anos de alemão na USP: reflexões sobre uma germanística brasileira. São Paulo, FFLCH/USP, 2015. p. 207-242.
BRAIT, Breth. Ação política como princípio científico e acadêmico. In: MOURA, Heronides; RODRIGUES, Rosângela Hammes; MOTA, Mailce; FURLAN, Stélio; CAMBRUSSI, Morgana. (Org.). ANPOLL 30 anos. Editora Insular: Florianópolis, 2014. p. 91-146.
CAPES, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Documento de Área: Linguística e Literatura. Centrais de conteúdo, 2019. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/linguistica-e-literatura-pdf. Acesso em: 08 mai. 2023.
EVANGELISTA, Maria Cristina Reckziegel Guedes. Die Deutschlehrerausbildung an brasilianischen Universitäten: Neue Erkenntnisse? In: CONGRESSO BRASILEIRO DE PROFESSORES DE ALEMÃO, 8, 2011, Belo Horizonte. Anais. Belo Horizonte: ABRAPA, 2011, p. 1-9. Disponível em: http://www.abrapa.org.br/infobriefe.php. Acesso em: 20 set. 2019.
FISCHER, Eliana. A trajetória do programa de Pós-Graduação em língua e Literatura alemã. In: UPHOFF, Dörthe. 75 anos de alemão na USP: reflexões sobre uma germanística brasileira. São Paulo, FFLCH/USP, 2015. p. 25-34.
FONSECA, Jael Glauce da. A presença do idioma alemão na Universidade Federal da Bahia. In: UPHOFF, Dörthe; LEIPNITZ, Luciane; ARANTES, Poliana Coeli Costa; PEREIRA, Rogéria Costa (Org.). O ensino de alemão em contexto universitário: modalidades, desafios e perspectivas. São Paulo: Humanitas, 2017. p. 85-102.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisas. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002. p.111-128.
MENDONÇA, Tânia Regina Broeitti. O Ensino Superior às Primeiras Universidades: Colônia – Império – Primeira República. In: SEMINÁRIO NACIONAL ESTADO E POLÍTICAS SOCIAIS NO BRASIL, 2, 2005, Paraná. Anais. Cascavel: Universidade Estadual do Oeste do Paraná, 2005, p. 1-5.
MÜLLER, Christian. Brasilien – Hochschulsystem und Internationalisierung. In: Cadernos Adenauer 2013: Edição Especial: Relações Brasil-Alemanha. Rio de Janeiro: Konrad-Adenauer-Stiftung, e.V., 2013, p. 149-159. Disponível em:
https://www.kas.de/einzeltitel/-/content/publikationsserie-cadernos-adenauer-deutschbrasilianische-beziehungen1. Acesso em: 20 set. 2019.
OLIVEN, Arabela Campos. Histórico da educação superior no Brasil. In: SOARES, Maria. S. A (Org.). A educação superior no Brasil. Porto Alegre: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), 2002. p. 24-38. Disponível em: http://flacso.redelivre.org.br/files/2013/03/1109.pdf. Acesso em 12. mai. 2023.
NASCIMENTO, Jhessyca Castro; PEREIRA, Rogéria Costa. A Linguística Contrastiva Português/Alemão e seus Mecanismos de Comunicação Científica. Pandaemonium Germanicum, São Paulo, v. 26, n. 48, 2023. DOI: 10.11606/1982-88372648127.
PEREIRA, Rogéria Costa. Germanistik im Norden und Nordosten Brasiliens: Zwischen Lehrerausbildung und DaF-Unterricht. In: VOERKEL, Paul; UPHOFF, Dörthe; GRUHN, Dorit Heike (Ed.) Germanistik in Lateinamerika: Entwicklungen und Tendenzen. Göttingen: Universitätsverlag Göttingen, 2021. p. 291-312.
PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013. p. 36-38.
QUEVEDO, Felipe; SANTOS, Eduardo Biagi Almeida; BRANDÃO, Marcelo Moll; VILS, Leonardo. Estudo bibliométrico: orientações sobre sua aplicação. Revista Brasileira de Marketing, v. 15, n. 2, p. 246-262, 2016.
ROSENTHAL, Erwin Theodor. Germanistik in Brasilien. Colloquia Germanica, 1, 1967, p. 318–324. Disponível em: www.jstor.org/stable/23980078. Acesso em: 14 mai. 2017.
SIPRIANO, Flaviana da Silva; SOUZA, Rebeca Santos de; PEREIRA, Rogéria Costa. Mapeamento de Estudos da Linguística Contrastiva Português/Alemão: Dados Bibliográficos no Brasil. Pandaemonium Germanicum, São Paulo, v. 24, n. 44, p. 452-474, 2021. DOI:10.11606/1982-88372444452.
SOARES, Maria Susana Arrosa (Org.). A educação superior no Brasil. Brasília: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, 2002.
TARGINO, Maria das Graças. A região geográfica como fator interveniente na produção de artigos de periódicos científicos. In: MUELLER, Suzana Pinheiro Machado; PASSOS, Edilenice Jovelina Lima. Comunicação científica: estudos avançados em ciência da informação I. Brasília: Departamento de Ciência da Informação Universidade de Brasília, 2000. p. 51-72.
UPHOFF, Dörthe; PEREZ, Juliana Pasquarelli. Caminhos da graduação em Letras-Alemão na Universidade de São Paulo. In: UPHOFF, Dörthe; FISCHER, Eliana; AZENHA, João; PEREZ, Juliana Pasquarelli (Org.): 75 anos de Alemão na USP – Reflexões sobre uma germanística brasileira. São Paulo: Humanitas, 2015. p. 13-24;
VANDRESEN, Paulino. Os primeiros passos. In: MOURA, Heronides; RODRIGUES, Rosângela Hammes; MOTA, Mailce; FURLAN, Stélio; CAMBRUSSI, Morgana. (Org.). ANPOLL 30 anos. Florianópolis: Editora Insular, p. 19-52, 2014.
VOERKEL, Paul. Deutsch als Chance: Ausbildung, Qualifikation und Verbleib von Absolventen brasilianischer Deutschstudiengänge. 02.11.2017. 719 p. Tese de Doutorado - Friedrich-Schiller-Universität Jena, Jena: 2017. Disponível em: https://www.db-thueringen.de/receive/dbt_mods_00033644. Acesso em: 20 set. 2019.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Jhessyca Castro do Nascimento, Rogéria Costa Pereira
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Los derechos de autor pertenecen a los autores del texto.