“#PorQueEu?”: análise discursiva-crítica de representações racistas orientadoras de abordagens policiais

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47295/mgren.v12i2.707

Palabras clave:

Análise do Discurso Crítica, Teoria Social do Discurso, Abordagens policiais racistas, Ativismo digital

Resumen

Este artigo analisa, discursiva e criticamente, as representações discursivas que orientam abordagens policiais, em relatos nos posts de divulgação da campanha #PorQueEu? no Instagram. Para tanto, apropriamo-nos da Teoria Social do Discurso (Fairclough, 2016 [1992]) e de teorias sociais que abordam a filtragem racial (Anunciação; Trad; Ferreira, 2020; Pinc, 2014). Tendo como método o modelo tridimensional do discurso de Fairclough (2016 [1992]), analisamos e descrevemos os fenômenos linguísticos e as categorias macrossemânticas identificadas nos relatos, interpretamos discursivamente os dados para, enfim, explanarmos criticamente sobre as ideologias raciais ali operadas. Observamos que as abordagens policiais são estimuladas pela identidade racial e potencializadas pelas representações racistas, produzidas por policiais, a partir da faixa etária, do potencial de consumo e do espaço urbano em que corpos negros circulam.

Biografía del autor/a

Hellyel Fontes Oliveira, Universidade Federal de Viçosa

Graduado em Letras-Português (2022) pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), com período sanduíche na Universidade de Coimbra (Portugal) (2018-2019) como bolsista da CAPES. É membro do Grupo de estudos AFECTO (Abordagens Faircloughianas para Estudos sobre Corpo/Discurso Textualmente Orientados). Atualmente, atua como gestor público municipal.

Alexandra Bittencourt de Carvalho, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutoranda em Linguística do Texto e do Discurso, do programa de Pós-graduação em Linguística - POSLIN/UFMG; membra do grupo de estudos Afecto- Abordagens Faircloughianas de estudos sobre corpo-discurso textualmente orientados; professora de Linguagens do Ensino Médio

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Publicado

2023-11-19

Número

Sección

Artigos - Estudos Linguísticos