Distintos Orientes: os imigrantes libaneses em dois romances brasileiros
DOI:
https://doi.org/10.47295/mgren.v12i2.697Palabras clave:
orientalismo, literatura e imigração, representação do imigrante, identidade cultural, árabes no BrasilResumen
Este artigo, à luz dos conceitos do Orientalismo de Edward Said (2007), tem como objetivo observar, em dois romances brasileiros, — A descoberta da América pelos turcos (2008 [1994]), de Jorge Amado, e Nur na escuridão (1999), de Salim Miguel — como se articula o olhar orientalista. Através da análise comparativa desses romances, observa-se que há a tentativa de superação do discurso orientalista por parte do autor de origem libanesa por meio da narrativa memorialista. Por sua vez, na obra de Jorge Amado percebe-se ainda a presença das características homogeneizantes dos árabes, apesar da tentativa de romper com os estereótipos. A partir dos aportes articulados por CURY (2006), GARCIA (2014), GATTAZ (2007;2012) e TRUZZI (2000), a análise nos permitiu concluir que existem maiores possibilidades de superação do Orientalismo através das estratégias narrativas de Salim Miguel, que se utilizou da nacionalidade, da autoficção e da memória para garantir uma autoridade discursiva cultural e etnicamente mais próxima dos sujeitos representados.
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