FERRAMENTA EDUCACIONAL PARA AVALIAR CRIANÇAS APRENDENDO INGLÊS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47295/mgren.v12i1.439

Palabras clave:

Linguística Aplicada, Avaliação, Inglês para crianças, Ferramentas avaliativas, Ensino e aprendizagem

Resumen

O presente artigo tem por objetivo apresentar uma ferramenta educacional para avaliar crianças aprendendo inglês. No primeiro tópico, trazemos considerações sobre a avaliação no ensino e na aprendizagem de língua inglesa para crianças (LIC). Para isso, nos ancoramos nos pressupostos de autores como Pinter (2006, 2011), Cameron (2005), Colombo e Consolo (2016), Brown (2004), Iannou-Georgiou e Pavlov (2003), Mckay (2006), Shaaban (2005), Malloy (2015), Scaramucci (1993), Hoffman (2009), Aranda (2019), entre outros. Os autores defendem que o professor de LIC precisa conhecer sobre as características dos alunos conforme a faixa etária e leve isso em conta nos momentos em que precisa avaliar.  Com isso, torna-se possível traçar um plano de ação com práticas pedagógicas significativas e levando em consideração as necessidades específicas. Em seguida, apresentamos o perfil metodológico da pesquisa, trazemos dados dos participantes da pesquisa, bem como os instrumentos para coleta de dados e a descrição de como a ferramenta foi elaborada colaborativamente. Com relação à ferramenta elaborada, compreendemos que é passível de adaptação de acordo com a realidade que cada professor vivencia, levando em consideração as características de seus alunos e suas turmas. Pode auxiliar a enfatizar o avanço dos alunos no decorrer do bimestre ou semestre, baseando-se em aspectos linguísticos sólidos e diminuindo assim a subjetividade no processo avaliativo.

Biografía del autor/a

Joelinton Fernando de Freitas, Universidade do Estado de Mato Grosso

Mestre em Letras (Estudos Linguísticos e Literários) pelo PPG Letras da UNEMAT/Sinop. Atualmente cursa Doutorado em Estudos Linguísticos no PPGEL da UNESP/IBILCE de São José do Rio Preto. Além disso, é graduado em Letras – português e inglês também pela UNEMAT/Sinop. Desde 2019 atua como professor interino do curso de Letras da UNEMAT/Sinop ministrando disciplinas de língua inglesa.

Publicado

2023-05-12 — Actualizado el 2023-05-13

Versiones

Número

Sección

Artigos - Estudos Linguísticos