O DESAFIO DE GARANTIR UM ENSINO-APRENDIZAGEM BASEADO EM UMA PERSPECTIVA CRÍTICA NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19

ANÁLISE DA FERRAMENTA APRENDIZAP

Autores/as

  • Luiza Carvalho Santos Universidade Federal de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.47295/mgren.v11i2.384

Palabras clave:

Ensino-aprendizagem. Covid-19. AprendiZAP. Novos letramentos.

Resumen

O presente trabalho reflete sobre o desafio de garantir uma aprendizagem voltada a uma perspectiva crítica em meio as condições de crise vivenciadas na pandemia de Covid-19, cenário que explicitou o fato de que desigualdades existentes no mundo off-line se reproduzem também no on-line e que boa parte das escolas, professores e alunos não estavam preparados para a mudança repentina ao mundo digital para a continuidade das atividades escolares (CGI.br, 2021a, 2021b). Para isso, usa como objeto de estudo a ferramenta de iniciativa privada AprendiZAP, à luz das affordances propiciadas pelo digital, conforme Cope & Kalantzis (2017), e a contribuição (ou não) da ferramenta para uma formação crítica de alunos, conforme as teorias dos novos letramentos (LARSON; MARSH, 2005; KNOBEL; LANKSHEAR, 2007).

Biografía del autor/a

Luiza Carvalho Santos, Universidade Federal de São Paulo

É bacharel em Letras-Português e Inglês pela Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo.

 

 

Publicado

2022-08-26

Número

Sección

Artigos - Estudos Linguísticos