ENTRE O PASSADO E O PRESENTE

O PERCURSO DA MEMÓRIA EM "LEITE DERRAMADO", DE CHICO BUARQUE

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47295/mgren.v11i2.354

Palabras clave:

Romance Contemporâneo. , Memória, Leite Derramado

Resumen

Este artigo busca analisar a obra Leite Derramado, de Chico Buarque, focalizando o papel desempenhado pelo artifício da memória (BOSI, 1994; SANTOS, 2019) na construção de sua narrativa. Entende-se que a utilização desse recurso se pauta em uma tentativa de reconstrução, por parte do narrador, de uma memória social para a manutenção de seu próprio status; os resultados, no entanto, revelam que, ao contrário do almejado, essa utilização é reveladora de uma vida social decadente, passível de acesso somente por lembranças remotas e alegóricas em relação a um modelo de sociedade.

Biografía del autor/a

Augusto Vinicius de Oliveira, Universidade Estadual Paulista

É graduando do curso de Licenciatura em Letras (Português/Inglês) pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP/IBILCE), câmpus de São José do Rio Preto. Possui experiência na área de
Linguística, tendo interesse nos temas discurso, linguagens e tecnologias e desinformação.

Maria Luiza Sansão Abrantes, Universidade Estadual Paulista

É graduanda do curso de Licenciatura em Letras (Português/Inglês) pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP/IBILCE), câmpus de São José do Rio Preto. Possui experiência na área de Literatura, tendo interesse no tema Literatura Brasileira.

Publicado

2022-08-26

Número

Sección

Artigos - Estudos Literários