Letramentos digitais na comunidade acadêmica da UEMA

imperativos internos e externos para incorporação de tecnologias digitais da educação superior

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47295/mgren.v11i3.279

Palabras clave:

Letramentos Digitais, Professores, Subsídios, Formação

Resumen

O crescente surgimento de novas tecnologias tem impactado o processo de ensino/aprendizagem, com a consequente exigência de atendimento a um paradigma ou modalidade de letramento, que tem sido chamado de letramento digital, e a necessidade de incorporação dessas tecnologias por parte de alunos e professores. Pretende-se, nesta pesquisa, abordar quais os imperativos internos e externos para incorporação de tecnologias digitais no processo de aquisição dos letramentos digitais dos docentes dos cursos de Letras da Universidade Estadual do Maranhão. O principal objetivo é verificar quais as condições dos docentes dos cursos de Letras da Universidade Estadual do Maranhão-UEMA quanto às variáveis de reconhecimento demandadas pelos letramentos digitais, segundo Dudeney; Hocly; Pegrum (2016). Outros objetivos são: identificar as necessidades decorrentes das condições em que os docentes estão submetidos com a finalidade de melhoria das suas competências e letramentos digitais, bem como do processo integrativo das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) nas práticas pedagógicas desses docentes. Dentro dos referenciais teóricos explorados, ressaltamos a proposta de Letramentos Digitais, de Dudeney, Hockly e Pegrum (2016), que possibilita observar as variáveis necessárias no processo de incorporação das tecnologias digitais na educação. Realizou-se um levantamento com 77(setenta e sete) docentes dos cursos de Letras da UEMA, considerando os objetivos da pesquisa, a partir da aplicação de um questionário com 16 (dezesseis) questões do tipo fechadas e 01(uma ) aberta. Os resultados apontam para as seguintes conclusões: as condições apresentadas, predominantemente nas dezesseis questões do tipo fechada, demonstram um perfil docente que reconhece  e incorpora as demandas necessárias para proporcionar um ambiente educacional fértil para o desenvolvimento dos letramentos digitais. Além disso, a única questão de caráter aberto permitiu identificar as seguintes necessidades:  formações voltadas aos usos mais críticos e transformativos das TDICs; cultivo de um ensino personalizado nos processos formativos dos docentes e uma estrutura formativa prática focada em revisões críticas dos fazeres pedagógicos dos docentes.

Biografía del autor/a

Fabíola de Jesus Soares Santana, Universidade Estadual do Maranhão

Doutora em Letras, Professora Adjunto IV do Departamento de Letras do Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais – CECEN/Campus São Luís, do Programa de Pós-Graduação em Letras/PPGLETRAS/UEMA e do Programa de Pós-Graduação em Educação/PPGE/UEMA. 

Walisson Paz Cavalcante, Universidade Estadual do Maranhão

Graduando em Letras Língua Portuguesa e suas respectivas Literaturas pela Universidade Estadual do Maranhão- UEMA. Foi bolsista de Iniciação Científica-PIBIC da Universidade Estadual do Maranhão- UEMA.

Publicado

2023-02-10

Número

Sección

Artigos - Estudos Linguísticos