Aspectos do romance de formação na estrutura narrativa de Jane Eyre
DOI:
https://doi.org/10.47295/mgren.v11i3.253Palabras clave:
Literaturas de Língua Inglesa, Era Vitoriana, Bildungsroman, Jane EyreResumen
O presente artigo busca analisar aspectos narrativos do romance Jane Eyre, escrito por Charlotte Brontë e publicado pela primeira vez em 1847, que condizem com a estrutura de um romance de formação. Considera-se, além dos aspectos formais, o contexto histórico e os desafios impostos pelas morais da Era Vitoriana, período em que Brontë escreve e publica a história de Jane, uma jovem que questiona e quebra barreiras do silêncio imposto às meninas e mulheres daquele período. Busca-se contribuir para os estudos sobre literatura e romance de formação, além de incentivar a leitura desse clássico vitoriano, que tem muito a contribuir para uma formação leitora crítica de adolescentes, jovens e adultos. Conclui-se que apesar de ter nascido em contextos diferentes do Meister, obra vista por amplo setor da crítica como paradigmática do bildungsroman, Jane Eyre também pode ser considerado um romance de formação.
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