Esta es un versión antigua publicada el 2022-04-30. Consulte la versión más reciente.

LITERATURA INFANTIL E VALORES INCLUSIVOS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47295/mgren.v11i1.238

Palabras clave:

Literatura. Criança. Diversidade.

Resumen

Este artigo tem como propósito discutir a importância da literatura infantil para o desenvolvimento social, cognitivo, emocional e afetivo da criança, bem como observar de que forma essa literatura pode ser usada para construção de valores como a aceitação, o respeito, o acolhimento e a empatia enquanto sujeito de uma sociedade multicultural. Demanda também verificar como as histórias infantis, elaboradas de forma lúdica, abrem leques de oportunidades para expor temas delicados e conflituosos como: deficiências físicas, preconceito racial, exclusão, bullying, etc. A problemática será analisada a partir de duas obras direcionadas ao público infantil que trazem reflexões significativas sobre a inclusão, são elas: O coelho sem orelhas de Til Schweiger e Klaus Baumgart e Tudo Bem Ser Diferente, de Todd Parr, que abordam a temática de forma ampla e divertida, visando uma convivência mais tolerante na sociedade.

Biografía del autor/a

Luiza Gomes dos Santos Bessa, Universidade Federal de Santa Maria

Graduada em Letras pela UNEMAT e em Pedagogia pela UFMT. Tem especialização em Educação Especial (AJES) e Práticas em Sala de aula (UNINA), cursa mestrado em Estudos Literários (UFSM) sob a orientação do Prof. Dr. Dionei Mathias, na Linha de pesquisa: Literatura, Comparatismo e Crítica Social.

Publicado

2022-04-30

Versiones

Número

Sección

Artigos - Estudos Literários