Esta es un versión antigua publicada el 2022-04-30. Consulte la versión más reciente.

O APAGAMENTO DE /D/ NO MORFEMA DE GERÚNDIO NO ESTADO DO MARANHÃO EM DADOS DO ALiB:

UM OLHAR VARIACIONISTA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47295/mgren.v11i1.230

Palabras clave:

Sociolinguística Variacionista. Gerúndio. Apagamento da dental /d/. ALiB.

Resumen

Com base nos pressupostos teórico-metodológicos da Sociolinguística Variacionista (LABOV, 2008; WEINREICH; LABOV; HERZOG, 2006), investigamos o fenômeno do apagamento da dental /d/ no morfema de gerúndio, no estado do Maranhão a partir de dados do Atlas Linguístico do Brasil – ALiB. Nosso objetivo foi verificar a atuação de fatores linguísticos e extralinguísticos sobre a regra de apagamento da dental /d/ no morfema do gerúndio. Para tanto, selecionamos uma amostra constituída por 36 informantes provenientes de 09 cidades do estado do Maranhão. Foram controladas as variáveis sexo, faixa etária, localidade, tipo de questionário e vogal temática. Os resultados apontaram que, dos 447 dados catalogados, 286 (64%) favoreceram a regra do apagamento da dental /d/ e 161 (36%) inibiram a sua aplicação. Além disso, dentre as variáveis elencadas, apenas o grupo de fatores vogal temática desfavoreceu o apagamento.

Biografía del autor/a

Cássio Murilio Alves de Lavor, Universidade Estadual do Ceará

Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual do Ceará – UECE; graduação em Letras Licenciatura pela Universidade Estadual do Ceará – UECE, Fortaleza, Ceará, Brasil. É professor da Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC).

Brenda Kathellen Melo de Almeida, Universidade Estadual do Ceará

Doutoranda e mestra em Linguística Aplicada pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada – PósLA, Professora licenciada em Letras – Português pela Universidade Estadual do Ceará –m UECE.

Aluiza Alves de Araújo, Universidade Estadual do Ceará

Doutora e mestra em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Graduada em Letras pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professora Associado O da graduação em Letras e do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada (PosLA) do Centro de Humanidades (CH) da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Atua na área de Letras com ênfase em Linguística, Linguística Aplicada, Sociolinguística e Dialetologia. Coordena o Projeto Variação lexical e morfossintática no falar de Fortaleza-CE, e o Laboratório de Pesquisas Sociolinguísticas do Ceará – LAPESCE.

Publicado

2022-04-30

Versiones

Número

Sección

Artigos - Estudos Linguísticos