O auto do burro: dramaticidade em “O burrinho pedrês”, de Guimarães Rosa

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47295/mgren.v13i2.1320

Palabras clave:

Literatura Brasileira, O Burrinho Pedrês, Guimarães Rosa, Dramaticidade, Épico

Resumen

O artigo tem como objetivo a análise da dramaticidade no conto “O Burrinho Pedrês”, de João Guimarães Rosa, publicado em Sagarana (1946). Em resposta a José Condé, Rosa (1946) afirmara sobre a narrativa ser uma espécie de “peça não-profana”. O presente trabalho objetiva análise de tal categorização à narrativa, como evidenciar os traços formais que a validem ou não. Subjacente, retomamos aqui as questões relativas à ideia de uma constante tensão e resistência entre um “senso de épico” e uma “vontade de individuação” (Motta, 2022; 2023).

Biografía del autor/a

Lucas Branco de Araujo Motta, Universidade Federal de Pernambuco

Mestrando junto ao Programa de Pós-Graduação em Letras: Estudos Literários, na Universidade Federal de Minas Gerais. Bacharel em Letras (Bacharelado) pela Universidade Federal de Pernambuco.

Citas

AUERBACH, Erich. Mimesis: a representação da realidade na literatura ocidental. São Paulo: Editora Perspectiva, 2004.

AUERBACH, Erich. A novela no início do Renascimento: Itália e França. São Paulo: Editora 34, 2020.

BAKHTIN, Mikhail. A cultura popular na idade média e no renascimento: o contexto de François Rabelais. 2. ed. São Paulo: Hucitec, 1993.

BLOOM, Harold. Shakespeare: a invenção da humanidade. Rio de Janeiro: Editora Objetiva, 2000.

BORBA, José Cesar. “Histórias de Itaguara e Cordisburgo”. Correio da manhã, Rio de Janeiro: ano XLV, n. 15.809, 2. Seção, p. 1-2, 19 mai. 1946. Disponível em: https://memoria.bn.br/docreader/DocReader.aspx?bib=089842_05&pagfis=31337 . Acesso em: 30 ago. 2023.

CANDIDO, Antonio. “Sagarana”. O Jornal, Rio de Janeiro: ano XXVIII, n. 8.045, p. 1, 21 jul. 1946. Disponível em: https://memoria.bn.br/docreader/DocReader.aspx?bib=110523_04&pagfis=34127. Acesso em: 26 ago. 2023.

FINAZZI-AGRÒ, Ettore. “Escrita/Oralidade” in: LANCIANI, Giulia; TAVANI, Giuseppe (orgs.) Dicionário da literatura medieval Galega e Portuguesa. Lisboa: Editora Caminho, p. 240-242, 1993.

FRIEDMAN, N. “O ponto de vista na ficção: o desenvolvimento de um conceito crítico” in.: Revista da USP, São Paulo, n. 53, março/maio, p. 166-182, 2002.

HOISEL, Evelina. “O círculo dramático na obra de Guimarães Rosa” in: Estudos Linguísticos e Literários (UFBA), Salvador: n. 8, pp. 11-29, 1988.

JOLLES, Andre. Formas simples. São Paulo: Cultrix, 1976.

LEITE, Ascendino. “Arte e céu, países de primeira necessidade”. O Jornal, Rio de Janeiro: ano XXVIII, n. 7.997, p. 2-3, 26 maio 1946. Disponível em: http://memoria.bn.br/docreader/110523_04/33236. Acesso em 05 de jan. de 2023.

LORENZ, Günter W. “Diálogo com Guimarães Rosa” In: COUTINHO, Eduardo F. (org.). Guimarães Rosa (Coleção Fortuna Crítica 6). 2ª ed., Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, p. 62-97, 1991.

LUKÁCS, Gyorg. A teoria do romance. São Paulo: Editora 34, 2009.

MAGALDI, Sabato. Iniciação ao teatro. São Paulo: Editora Ática, 1985.

NASCENTES, Antenor. Dicionário etimológico da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Livraria Acadêmica, 1955.

MOTTA, Lucas Branco de Araujo. “A hora e vez de Sagarana, de Guimarães Rosa: entre o épico e a vontade de individuação” In: Ao Pé da Letra, Recife: Vol. 24, n. 1., pp. 80-99, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/pedaletra/article/view/257213.

MOTTA, Lucas Branco de Araujo. O Pinhém, na entrada das águas: entre mundo épico emulado e subjetividade moderna em "A estória de Lélio e Lina", de João Guimarães Rosa. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Letras) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. Disponível em: https://attena.ufpe.br/handle/123456789/51227.

PIGLIA, Ricardo. "Teses sobre o conto" e "Novas teses sobre o conto". In: PIGLIA, Ricardo. Formas breves. São Paulo: Companhia das Letras, 2004. p. 87-114.

PORTO EDITORA. Grande dicionário da língua portuguesa da Porto Editora. Porto: Porto Editora, 2013.

PROENÇA, Mário Cavalcantti. “Trilhas no Grande Sertão” In: PROENÇA, Mário Cavalcantti. Augusto dos Anjos e outros ensaios. Rio de Janeiro: Ministério da Educação, 1957.

TELES, Gilberto Mendonça. “Para uma poética do conto brasileiro” in: Revista de Filología Románica, Madrid: n. 19, p. 161-182, 2002. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=781689. Acesso em: 24 ago. 2023.

RÓNAI, Paulo. “A arte de contar em ‘Sagarana’”. A Manhã, São Paulo: ano XVII, n. 7.726, p. 1, 11 jul. 1946. Disponível em: https://memoria.bn.br/docreader/DocReader.aspx?bib=093718_02&pagfis=28764. Acesso em: 26 ago. 2023.

SCHLEGEL, August Wilhem. A doutrina da arte: cursos sobre literatura bela e arte. São

Paulo: Editora EDUSP, 2014.

ROSA, João Guimarães. “Confissões – Sagarana”. Correio da manhã, Rio de Janeiro: n. 9, 2. Seção, p. 8-9, 21 jul. 1946. Disponível em: https://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=114774&PagFis=78. Acesso em: 30 ago. 2023.

ROSA, João Guimarães. Sagarana. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001.

SCHÜLER, Donaldo. O épico em “Grande Sertão: Veredas”. In: CESAR, Guilhermino (et al.) João Guimarães Rosa. Porto Alegre: Editora da Faculdade de Filosofia (UFRGS), 1969. p. 47-77

SPERBER, Suzi Frankl. Caos e cosmos: leituras de Guimarães Rosa. São Paulo: Editora Duas Cidades, 1976.

SPERBER, Suiz Frankl. “Amor, Medo e Salvação: Aproximações Entre Valdomiro Silveira e Guimarães Rosa” in: Revista do Instituto de Estudos Brasileiros (USP), [S. l.], n. 41, p. 97-122, 1996. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/73089. Acesso em: 6 ago. 2023.

WATT, Ian. A ascensão do romance: estudos sobre Defoe, Richardson e Fielding. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.

Publicado

2024-09-03

Número

Sección

Artigos - Estudos Literários