Mulheres negras na ciência: silêncio, memória, sujeitos e sentidos no filme Estrelas além do tempo (2017)
DOI:
https://doi.org/10.47295/mgren.v12i3.879Keywords:
Estrelas além do tempo, Mulheres negras, Silêncio e silenciamento, Racismo, Análise de Discurso MaterialistaAbstract
O objetivo deste trabalho é o de analisar, por meio dos pressupostos teóricos da Análise de Discursos Materialista, o funcionamento discursivo do apagamento, do silenciamento e da exclusão da mulher negra, em 1960, na NASA e na história que envolve os esforços empreendidos, inclusive por essas mulheres, para lançar o homem no espaço. Para isso, utilizaremos como corpus, algumas sequências discursivas e duas compilações de imagens do filme “Estrelas além do tempo” (2017), Hidden Figures (no original, em inglês). Por fim, nossa pesquisa busca fôlego no referencial teórico-metodológico da AD, lançando mão de conceitos como os de arquivo, silêncio e silenciamento, memória discursiva, formações discursivas, entre outros. Os resultados de nossa análise apontam que, embora as cientistas negras tenham desempenhado um papel imprescindível na história, houve silenciamento, seguido de um apagamento da presença dessas mulheres neste acontecimento. Contudo, a produção do livro e do filme, que contam a história a partir das mulheres negras, gera a possibilidade do surgimento de discursos outros, inscrevendo novas sequências que evidenciam a contribuição deste grupo no interior da memória discursiva.
References
ESTRELAS além do tempo. Direção: Theodore Melfi. Produção: Peter Chernin, Pharrell Williams, Kimberly Quinn, Margot Le. [S.l.]: Fox Film Brasil, 2017.
COLLINS, Patricia Hill. Pensamento feminista negro: conhecimento, consciência e política do empoderamento; tradução Jamile Pinheiro Dias. São Paulo: Boitempo, 2019.
FOUCAULT, Michel. A ordem do Discurso, Trad. Laura F. Almeida Sampaio. 5. ed. São Paulo: Edições Loyla, 1999.
LAGAZZI, Suzy. Linha de passe: a materialidade significante em análise. Rua, Campinas, SP, v. 16, n. 2, p. 173-182, 2015. DOI: 10.20396/rua.v16i2.8638825.
MOREIRA, Carla Barbosa. Produção, circulação e funcionamento da censura na ditadura militar brasileira e no fascismo italiano: a censura na ordem do discurso. Tese apresentada a Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ, 2009.
ORLANDI, Eni, Pulcinelli. As formas do silêncio no movimento dos sentidos. – 6ª ed. – Campinas, São Paulo: Editora da Unicamp. 2007.
ORLANDI, Eni Pulcinelli. O que é linguística? 2. ed. São Paulo: Brasiliense, 2009.
ORLANDI, Eni Pulcinelli. Análise de discurso: princípios e procedimentos. 9. ed. Campinas, São Paulo: Pontes Editores, 2010
ORLANDI, Eni Pulcinelli. Interpretação autoria, leitura e efeitos do trabalho simbólico. 6. ed. Pontes Editores, Campinas, SP, 2012.
PÊCHEUX, Michel; O discurso: estrutura ou acontecimento. Tradução: Eni P. Orlandi. 7. ed. Campinas; São Paulo: Pontes Editores, 2015.
PÊCHEUX, Michel; DAVALLON, Jean; ORLANDI, Eni Pulcinelli. O papel da memória. Campinas; São Paulo: Pontes Editores, 2015.
PÊCHEUX, Michel. Semântica e discurso: uma crítica a afirmação ao óbvio. 5. ed.
Campinas; São Paulo: Editora da Unicamp, 2014.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Miriã Alexandre de Paula, Camila da Silva Gomes, Altair dos Santos Bernardo Júnior
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
The copyright belongs to the authors of the work.