Variação e mudança linguística: abordagens em livros didáticos de português no Ensino Fundamental
DOI:
https://doi.org/10.47295/mgren.v12i3.828Keywords:
Ensino de língua portuguesa, Variação e mudança linguística, Livro didático de língua portuguesaAbstract
A pesquisa teve como objetivo verificar o tratamento dado por livros didáticos de língua portuguesa a conteúdos relacionados aos temas variação e mudança linguísticas. Para isso, três coleções destinadas à segunda fase do Ensino Fundamental utilizadas em escolas públicas de Dourados (MS) foram analisadas: Apoema – Português (2018), Tecendo Linguagens – Língua Portuguesa (2018) e Se liga na língua – Leitura, Produção de Texto e Linguagem (2018). A análise se pautou nas reflexões e estudos realizados por pesquisadores da área de Linguística, especialmente da Sociolinguística, a saber, Labov [1972](2008), Bortoni-Ricardo (2004), Bagno (2007a, 2007b) entre outros. Como síntese dos resultados, é possível afirmar que, de modo geral, os autores das coleções didáticas abordam adequadamente os temas, no entanto, considerando todos os objetivos propostos para o ensino de língua nessa fase, incluindo-se, por exemplo, o combate a qualquer tipo de intolerância diante da diferença (nesse caso, linguística), conclui-se que outras atividades – além das já propostas – seriam necessárias nos livros para um trabalho mais intenso sobre o tema.
References
BAGNO, Marcos. Nada na língua é por acaso: por uma pedagogia da variação linguística. São Paulo: Parábola Editorial, 2007a.
BAGNO, Marcos. Preconceito Linguístico. 49. ed. São Paulo, SP: Loyola, 2007b.
BORTONI-RICARDO, Stella Maris. Educação em língua materna: a sociolinguística na sala de aula. São Paulo: Parábola Editorial, 2004.
BRASIL, Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa. Brasília: MEC/SEF, 1998. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/portugues.pdf Acesso em: 17 dez. 2022.
BRASIL, Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais (Ensino Médio). Brasília: MEC/SEF, 2000. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/portugues.pdf Acesso em: 14 dez. 2022.
BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 14 dez. 2022.
BRASIL, Ministério da Educação. Programa Nacional do Livro Didático. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=12391:pnld. Acesso em: 14 fev. 2023.
CAMACHO, Roberto. A variação linguística. São Paulo: SE/CENP, 1988.
LABOV, William. Padrões sociolinguísticos. (Trad. Marcos Bagno, Maria Marta Pereira Scherre e Caroline Rodrigues Cardoso). São Paulo: Parábola, [1972] 2008.
NASCIMENTO, Débora Ventura Klayn. Livro didático e leitura literária nos anos finais do ensino fundamental. Rev. Bras. Linguíst. Apl., v. 19, n. 1, p. 119-145, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbla/a/nCHbVKTy8tdbdvRLG89Z9mP/abstract/?lang=pt Acesso em: 20 set. 2022.
OLIVEIRA, Tania Amaral; ARAÚJO, Lucy Aparecida Melo. Tecendo linguagens: língua portuguesa. São Paulo: Editora Ibep, 2018.
RODRIGUES, Paulo Cezar. Características do livro didático de Língua Portuguesa na mediação da produção textual escrita. 135 f. Dissertação (Mestrado em Letras). Universidade Estadual de Maringá. Maringá, 2007.
SILVA, Rosa Virgínia Matos e. O português são dois... Novas fronteiras, velhos problemas. Parábola, 2004.
SINISCALCHI, Cristiane; ORMUNDO, Wilton. Se liga na língua: leitura, produção de texto e linguagem. São Paulo: Editora Moderna, 2018.
TEIXEIRA, Lúcia; SOUZA, Silvia Maria; FARIA, Carla; PATTRESI, Nadja. Apoema português. São Paulo: Editora do Brasil, 2018.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Letícia Camargo Galuci , Marilze Tavares
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
The copyright belongs to the authors of the work.