TESES E TÉCNICAS ARGUMENTATIVAS NA SEÇÃO DE CONCLUSÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS DAS ÁREAS DE LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.47295/mgren.v11i2.355Keywords:
cultura disciplinar, Teses, Técnicas argumentativas, Seção de conclusão de artigos científicosAbstract
Partindo do entendimento de que a conclusão é uma seção de caráter obrigatório em textos acadêmico-científicos e que, por essa razão, pode se configurar em um campo fértil de investigação, o presente trabalho elege como objetivo analisar as teses e as técnicas argumentativas na seção de conclusão dos artigos científicos, pertencentes às áreas de Língua Portuguesa e Matemática, considerando como fio condutor a ideia de que essa seção retórica pode evidenciar particularidades determinantes na argumentatividade do texto, com destaque para as questões que envolvem as áreas do conhecimento. Em razão dessa proposição, o corpus selecionado como objeto de análise consiste em artigos científicos, escritos por doutores, publicados em periódicos de circulação nacional. Do ponto de vista teórico, esta pesquisa se fundamenta nos preceitos defendidos por Swales (1990), Hyland (2000), Perelman e Olbrechts-Tyteca (2005), Motta-Roth e Hendges (2010), entre outros pesquisadores. As análises revelam que as teses e as técnicas argumentativas utilizadas pelos produtores do texto se relacionam, majoritariamente, aos preceitos teóricos e metodológicos delimitados para o desenvolvimento das pesquisas descritas, textualizando, dessa forma, características que dialogam com as decisões realizadas pelos estudiosos no decorrer da investigação. Os resultados apontam, portanto, que, na conclusão do artigo que trata de aspectos da Língua Portuguesa, há a presença dos argumentos quase-lógicos e do argumento de autoridade; e, no texto da área de Matemática, as técnicas se relacionam aos argumentos baseados na estrutura do real e às ligações que fundamentam a estrutura do real. Essas escolhas argumentativas suscitam a necessidade, que os produtores do artigo revelam, tanto de adequação das informações à cultura disciplinar das áreas do conhecimento, como também, da tentativa de evidenciar dados que possam, de alguma forma, influenciar o interlocutor dos textos no que se refere aos resultados obtidos no processo investigativo.
Downloads
Published
Issue
Section
License
The copyright belongs to the authors of the work.