Desde España hasta Chile
el abordaje de las variedades lingüísticas en la colección didáctica Por el mundo en español
DOI:
https://doi.org/10.47295/mgren.v11i3.308Keywords:
Variedades linguísticas, Sociolinguística educacional, Livro didático, Espanhol como língua estrangeiraAbstract
No presente trabalho, será apresentada uma análise sobre a abordagem das variedades linguísticas da língua espanhola nos livros didáticos de espanhol, designados ao ensino de Espanhol como Língua Estrangeira (E/LE), destinados ao segundo ciclo do Ensino Fundamental das escolas públicas brasileiras (6°, 7°, 8° e 9° anos). Embasados nos pressupostos teóricos de Labov (2008 [1972]), Moreno Fernández (2010), Coelho et al (2012) e Díaz-Campos (2014), apresenta-se como objetivo principal analisar a abordagem das variedades linguísticas na coleção didática Por el Mundo en Español, a qual foi selecionada pelo Programa Nacional do Livro Didáticos (PNLD). Objetiva-se ainda propor adaptações ao material analisado e suas sessões didáticas, para que o processo de aprendizado dos alunos seja o mais exitoso e plural possível, assim como o uso e conhecimento da língua em questão. Fundamentados em pesquisas recentes na área, como Pontes e Nobre (2018), Oliveira et al (2019) e Brasil (2020) e em seus resultados, é realizada a análise, a partir de um questionário, no qual se consideram os seguintes pontos: a) apresentação das variedades linguísticas, a partir de amostras autênticas orais ou escritas de gêneros textuais; b) variedades linguísticas, a partir da exposição de casos concretos de variação linguística; c) apresentação das variedades linguísticas, nos diversos níveis de análise linguística; d) variação diatópica; e) heterogeneidade linguística. Ao fim da análise, foi possível concluir que a coleção aborda as variedades linguísticas de maneira superficial, ainda que os autores reconheçam a importância de se trabalhar em sala de aula a temática em questão, no processo de aprendizagem de E/LE.
Downloads
Published
Issue
Section
License
The copyright belongs to the authors of the work.