Da submissão à subversão: proposta de abordagem do livro literário infantil a partir da obra Bom dia, todas as cores!, de Ruth Rocha
DOI:
https://doi.org/10.47295/mgren.v12i3.940Palavras-chave:
Letramento literário, Livro ilustrado infantil, Mediação docenteResumo
Ao longo das últimas décadas, as mudanças no cenário educacional colaboraram para que o livro ocupasse o lugar de mercadoria, dessa forma, coexistindo livros que apresentam as qualidades esperadas, mas também, obras que pouco acrescentam às crianças, em termos de construção de experiências significativas com o lido. Logo, este trabalho justifica-se pela necessidade de fomentar uma discussão acerca da importância da qualidade do livro literário infantil e, também, do planejamento para a promoção do letramento literário na escola. Assim, objetiva-se apresentar uma proposta de abordagem do livro ilustrado infantil Bom dia, todas as cores! (2018), de Ruth Rocha, no contexto da sala de aula, visando auxiliar na construção de uma intimidade entre a criança e o universo literário. Trata-se de um livro ilustrado infantil que, em sua articulação de complementaridade entre a linguagem verbal e a visual, favorece ao leitor criança explorar as cores, expressões, personagens, descrições do texto, expandindo o seu leque de experiências por meio do literário. O estudo se baseia nas teorias elaboradas por Aguiar et al. (2001), Alves e Ramos (2014), Faria (2005), Ramos (2011), dentre outros autores.
Referências
AGUIAR, Vera Teixeira de (Coord.); BARCO, Frieda Liliana Morales; FICHTNER, Marília Papaléo; RÊGO, Zíla Letícia Goulart Pereira. Era uma vez... na escola: formando educadores para formar leitores. Belo Horizonte: Formato Editorial, 2001. (Série Educador em formação).
ALVES, Maria de Fátima; RAMOS, Fabiana. Literatura infantil e letramento literário nos anos iniciais do ensino fundamental. SocioPoética, v. 1, n. 13, jul./dez. 2014.
BARROS, Manoel de. Memórias inventadas: a infância. São Paulo: Planeta, 2003.
BAPTISTA, Mônica Correia; PETROVITCH, Camila; AMARAL, Mariana Parreira Lara do. Livros de literatura para a primeira infância: a questão da qualidade. Revista Electrónica Leer, Escrebir y Descubrir. v. 1; Iss. 8, Article 2. Disponível em: https://digitalcommons.fiu.edu/led/vol1/iss8/2/. Acesso em: 05 nov. 2022.
COELHO, Nelly Novaes. Panorama histórico da literatura infantil-juvenil: das origens indoeuropéias ao Brasil contemporâneo. 3. ed. refundida e ampl. São Paulo: Quíron, 1985.
FARIA, Maria Alice. Como usar a literatura infantil na sala de aula. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2005. (Coleção como usar na sala de aula).
ORTHOF, Silvia. Maria vai com as outras. Ilustrações de Silvia Orthof. São Paulo: Ática, 2005.
PEREIRA, M. T. G. Monteiro Lobato: saber sentir, saber ver, saber dizer. In: TURCHI, Maria Zaira; SILVA, Vera Maria Tietzmann. Literatura infanto-juvenil: leituras críticas. Goiânia: Ed. da UFG, 2002. (Coleção Horus).
RAMOS, Graça. A imagem nos livros infantis: caminhos para ler o texto visual. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011. (Conversas com o Professor; 2).
ROCHA, Ruth. Bom dia, todas as cores! Ilustrações de Madalena Elek. 1. ed. São Paulo: Richmond, 2018.
VASCONCELOS, Fabíola Cordeiro de; ALVES, Maria de Fátima. Curso Mediadores de Leitura e suas implicações nas práticas de ensino dos docentes. 2012. Disponível em: http://gelne.com.br/arquivos/anais/gelne 2012/Arquivos/%C3%A1reas%20tem%C3%A1ticas/Leitura%20e%20escrita/Fab%C3%ADola%20e%20Maria%20-%20CURSO%20MEDIADORES%20DE%20LEITURA.pdf. Acesso em: 12 dez. 2022.
VASCONCELOS, Fabíola Cordeiro de.; RAMOS, Fabiana. Da minha janela: um olhar para o livro ilustrado infantil e sua leitura. Revista Leia Escola. Vol. 21, n. 1, abril, 2021. ISSN 2358-5870. Disponível em: http://revistas.ufcg.edu.br/ch/index.php/Leia/article/view/2095. Acesso em: 27 dez. 2022.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Jackeline Pereira Mendes, Fabiana Ramos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais pertencem aos autores do texto.