A estrela solitária: impasses no processo de criação de A hora da estrela, de Clarice Lispector

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47295/mgren.v12i3.931

Palavras-chave:

A hora da estrela, Clarice Lispector, Escrita, Fragmentos, Solidão

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar as dificuldades encontradas pela autora Clarice Lispector no processo de criação da obra A hora da estrela, publicada em 1977. Para tanto, o estudo se serviu do relato contido no ensaio “Diante da solidão de Clarice” (2020), escrito por Ana Maria Machado, como ponto de partida para discutir dois temas centrais: a escrita fragmentada como método e a solidão da autora na obra. A pesquisa foi realizada através de um levantamento bibliográfico e articula relatos da própria Clarice Lispector em entrevistas, crônicas e trechos da obra A hora da estrela com um arcabouço teórico formado por escritores como: Philippe Willemart (2005), Roland Barthes (2017) e Maurice Blanchot (1987). Na conclusão, observou-se que no processo de criação de um autor não há caminhos pré-determinados e, mesmo para Clarice Lispector que já contava com mais de trinta anos de atividade como escritora, uma nova obra representava uma imersão no desconhecido, que só se revelava no próprio processo de escrita. Embora já houvesse adotado o método de escrita por fragmentos em obras anteriores, a autora preferia manter uma postura “amadora” diante da escritura.

Biografia do Autor

Aline de Souza Barreto, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Graduanda do Curso de Letras Vernáculas e suas respectivas Literaturas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (ingresso: 2019). Atualmente é bolsista do Programa de Iniciação Científica (Pibic) UESB (outubro/2021 - setembro/2023) no projeto "Edição crítica de A hora da estrela, de Clarice Lispector", sob orientação da Prof.ª. Dra. Maria das Graças Fonseca Andrade. Possui graduação em Direito pela Universidade Estadual de Santa Cruz (2008). Advogada inscrita na Ordem dos Advogados do Brasil desde 2008.

Maria das Graças Fonseca Andrade, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Possui doutorado em Letras: Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007), mestrado em Letras: Literaturas de Língua Portuguesa, pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1998) e graduação em Psicologia, pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1993). Atualmente é Professora Titular de Literatura Brasileira na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Tem experiência na área de Letras, com ênfase nas Literaturas Moderna e Contemporânea e em Literatura Infantil e Infantojuvenil. Tem atuado principalmente nos seguintes temas: autoria, autobiografia, diário, escrita de si. Tem desenvolvido pesquisas especialmente sobre Clarice Lispector. É Docente e Orientadora no Mestrado em Letras: Cultura, Educação e Linguagens, na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia e membro do "Grupo de Pesquisa Práticas da Letra: escrita, leitura, tradução, psicanálise" e do "Grupo de Pesquisa sobre Mídias, Literatura e Outras Artes - GPMLA". Membro do Conselho Editorial da Fólio - Revista de Letras.

Referências

ALMEIDA, Elizama. Terminei rasgando e jogando fora: perdas e pedaços de A Hora da Estrela no arquivo Clarice Lispector. In: DINIZ, Júlio (Org.). Clarice: quanto ao futuro (Org. Júlio Diniz). Rio de Janeiro: Bazar do tempo e PUC-Rio, 2021. p. 89-105.

ANDRADE, Maria das Graças Fonseca. Anotações imediatas para A hora da estrela. In: LOPES, Luiz (Org.). Clarice Lispector: a palavra e o mundo. 1. ed. Belo Horizonte: Atafona - Casa Editorial dos Novos Autores, 2022. Coleção Palavra Mundo. Disponível em: https://www.editoraatafona.net/clarice-lispector-a-palavra-e-o-mundo. Acesso em: 22 maio 2023.

BARTHES, Roland. Roland Barthes por Roland Barthes. Tradução de Leyla Perrone-Moisés. São Paulo: Estação liberdade, 2017.

BLANCHOT, Maurice. O Espaço Literário. Rio de Janeiro: Rocco, 1987.

DURAS, M. Escrever. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1994.

LERNER, Júlio. Clarice Lispector. Essa Desconhecida. São Paulo: Via Lettera, 2007.

LIMA, Alceu Amoroso. [Orelha do livro]. In: LISPECTOR, Clarice. O lustre. Rio de Janeiro: Ed. Agir; 1946.

LISPECTOR, Clarice. Água Viva. 1. ed. Rio de Janeiro: Rocco, 2020.

LISPECTOR, Clarice. A hora da estrela: edição com manuscritos e ensaios inéditos. Rio de Janeiro: Rocco, 2017.

LISPECTOR, Clarice. Todas as crônicas. Rio de Janeiro: Rocco, 2018.

MACHADO, Ana Maria. Diante da solidão de Clarice. Revista Serrote, 2020. n. 35-36. Disponível em: https://www.revistaserrote.com.br/2020/12/diante-da-solidao-de-clarice-por-ana-maria-machado/. Acesso em: 08 out. 2022.

MACHADO, Ana Maria. Roland Barthes: retrato pessoal do homem que vê a linguagem. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro, 12 nov. 1975. Caderno B. Disponível em: https://news.google.com/newspapers?nid=0qX8s2k1IRwC&dat=19751112&printsec=frontpage&hl=pt-BR. Acesso em: 08 out. 2022.

NUNES, Benedito. Nota Filológica. In: LISPECTOR, Clarice. A paixão segundo G. H. Edição crítica. Coordenação: Benedito Nunes. São Paulo: Edições UNESCO/Edusp, 1996. Disponível em: https://books.google.com.br/books?id=aoHtBEMP3GEC&printsec=frontcover&hl=pt-BR&source=gbs_ViewAPI&redir_esc=y#v=onepage&q&f=false. Acesso em: 18 jan. 2023.

SANT’ANNA, Affonso Romano de; COLASANTI, Marina. Com Clarice [recurso eletrônico]. 1. ed. São Paulo: Editora Unesp Digital, 2019.

SAUSSURE, Ferdinand de. Curso de Linguística Geral. Tradução Antônio Chelini, José Paulo Paes, Isidoro Blikstein. 28. ed. São Paulo: Cultrix, 2012.

WILLEMART, Philippe. Crítica Genética e Psicanálise. São Paulo: Perspectiva; Brasília: CAPES, 2005.

Downloads

Publicado

2023-12-21

Edição

Seção

Artigos - Estudos Literários