Linguística contrastiva português/alemão e o desenvolvimento da pós-graduação no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47295/mgren.v12i3.899

Palavras-chave:

Pós-graduação no Brasil, Germanística, Desigualdade socioeconômica

Resumo

Este artigo busca construir paralelo entre o desenvolvimento da Linguística Contrastiva (LC) Português/Alemão e da pós-graduação no Brasil. Apoiando-nos nos estudos da bibliografia estatística, analisamos cronológica e geograficamente amostra de 28 teses, cujos dados bibliográficos foram extraídos de levantamento de 507 trabalhos indexados no gerenciador Zotero. Além da apresentação quantitativa do corpus, analisamos, ainda, os dados do desenvolvimento da pós-graduação na área de germanística. As categorias de análise tempo e distribuição geográfica apresentam uma aproximação dos desenvolvimentos da área da LC Português/Alemão e da pós-graduação no Brasil. Quanto à concentração do desenvolvimento da pós-graduação em determinadas regiões em detrimento de outras. Constatamos que o Norte não apresenta dados significativos de consolidação da área de LC Português/Alemão, enquanto o Sudeste concentra quase 80% dos trabalhos na amostra analisada.

Biografia do Autor

Jhessyca Castro do Nascimento, Universidade Federal do Ceará

Graduanda em Letras Português-Alemão e suas respectivas Literaturas pela Universidade Federal do Ceará. Pesquisa na área de Linguística Contrastiva (par de línguas Português e Alemão) como bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica.

Rogéria Costa Pereira, Universidade Federal do Ceará

Professora-Titular da Casa da Cultura Alemã da Universidade Federal do Ceará (UFC) e membro-fundador da Associação Brasileira de Estudos Germanísticos (ABEG). Doutora em Linguística (2016) pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFC, com períodos de pesquisa na Rheinische Friedrich-Wilhelms-Universität Bonn e na Universität zu Köln (Alemanha). É mestre em Linguística (1997) pela UFC, especialista em Língua Literatura e Ensino do Alemão (1996) pela Albert-Ludwigs-Universität-Freiburg (Alemanha) e em Ensino, Teoria e Prática de Ensino de Alemão (2009) pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Universität Kassel (Alemanha). Licenciada em Letras Francês-Português (1991) e Letras Alemão (1993) pela UFC. Pesquisas na área de Línguas Estrangeiras Modernas, principalmente nos seguintes temas: TIC e ensino de língua estrangeira, aquisição de língua estrangeira e segunda língua, aquisição e ensino do alemão como língua estrangeira, aquisição de pronúncia em língua estrangeira, fonética, fonologia e terminologia bilíngue nas áreas de fonética e fonologia.

Referências

ALVES, Miriam Fábia; OLIVEIRA, João Ferreira de. Pós-Graduação no Brasil: do Regime Militar aos dias atuais. RBPAE, v.30, n.2, p.351-376, 2014.

BATTAGLIA, Maria Helena; FISCHER, Eliana; GLENK, Eva; MEIRELES, Selma. A dimensão Linguística nos 75 anos da Área de Alemão do DLM/FFLCH-USP. In: UPHOFF, Dörthe. 75 anos de alemão na USP: reflexões sobre uma germanística brasileira. São Paulo, FFLCH/USP, 2015. p. 207-242.

BRAIT, Breth. Ação política como princípio científico e acadêmico. In: MOURA, Heronides; RODRIGUES, Rosângela Hammes; MOTA, Mailce; FURLAN, Stélio; CAMBRUSSI, Morgana. (Org.). ANPOLL 30 anos. Editora Insular: Florianópolis, 2014. p. 91-146.

CAPES, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Documento de Área: Linguística e Literatura. Centrais de conteúdo, 2019. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/linguistica-e-literatura-pdf. Acesso em: 08 mai. 2023.

EVANGELISTA, Maria Cristina Reckziegel Guedes. Die Deutschlehrerausbildung an brasilianischen Universitäten: Neue Erkenntnisse? In: CONGRESSO BRASILEIRO DE PROFESSORES DE ALEMÃO, 8, 2011, Belo Horizonte. Anais. Belo Horizonte: ABRAPA, 2011, p. 1-9. Disponível em: http://www.abrapa.org.br/infobriefe.php. Acesso em: 20 set. 2019.

FISCHER, Eliana. A trajetória do programa de Pós-Graduação em língua e Literatura alemã. In: UPHOFF, Dörthe. 75 anos de alemão na USP: reflexões sobre uma germanística brasileira. São Paulo, FFLCH/USP, 2015. p. 25-34.

FONSECA, Jael Glauce da. A presença do idioma alemão na Universidade Federal da Bahia. In: UPHOFF, Dörthe; LEIPNITZ, Luciane; ARANTES, Poliana Coeli Costa; PEREIRA, Rogéria Costa (Org.). O ensino de alemão em contexto universitário: modalidades, desafios e perspectivas. São Paulo: Humanitas, 2017. p. 85-102.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisas. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002. p.111-128.

MENDONÇA, Tânia Regina Broeitti. O Ensino Superior às Primeiras Universidades: Colônia – Império – Primeira República. In: SEMINÁRIO NACIONAL ESTADO E POLÍTICAS SOCIAIS NO BRASIL, 2, 2005, Paraná. Anais. Cascavel: Universidade Estadual do Oeste do Paraná, 2005, p. 1-5.

MÜLLER, Christian. Brasilien – Hochschulsystem und Internationalisierung. In: Cadernos Adenauer 2013: Edição Especial: Relações Brasil-Alemanha. Rio de Janeiro: Konrad-Adenauer-Stiftung, e.V., 2013, p. 149-159. Disponível em:

https://www.kas.de/einzeltitel/-/content/publikationsserie-cadernos-adenauer-deutschbrasilianische-beziehungen1. Acesso em: 20 set. 2019.

OLIVEN, Arabela Campos. Histórico da educação superior no Brasil. In: SOARES, Maria. S. A (Org.). A educação superior no Brasil. Porto Alegre: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), 2002. p. 24-38. Disponível em: http://flacso.redelivre.org.br/files/2013/03/1109.pdf. Acesso em 12. mai. 2023.

NASCIMENTO, Jhessyca Castro; PEREIRA, Rogéria Costa. A Linguística Contrastiva Português/Alemão e seus Mecanismos de Comunicação Científica. Pandaemonium Germanicum, São Paulo, v. 26, n. 48, 2023. DOI: 10.11606/1982-88372648127.

PEREIRA, Rogéria Costa. Germanistik im Norden und Nordosten Brasiliens: Zwischen Lehrerausbildung und DaF-Unterricht. In: VOERKEL, Paul; UPHOFF, Dörthe; GRUHN, Dorit Heike (Ed.) Germanistik in Lateinamerika: Entwicklungen und Tendenzen. Göttingen: Universitätsverlag Göttingen, 2021. p. 291-312.

PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013. p. 36-38.

QUEVEDO, Felipe; SANTOS, Eduardo Biagi Almeida; BRANDÃO, Marcelo Moll; VILS, Leonardo. Estudo bibliométrico: orientações sobre sua aplicação. Revista Brasileira de Marketing, v. 15, n. 2, p. 246-262, 2016.

ROSENTHAL, Erwin Theodor. Germanistik in Brasilien. Colloquia Germanica, 1, 1967, p. 318–324. Disponível em: www.jstor.org/stable/23980078. Acesso em: 14 mai. 2017.

SIPRIANO, Flaviana da Silva; SOUZA, Rebeca Santos de; PEREIRA, Rogéria Costa. Mapeamento de Estudos da Linguística Contrastiva Português/Alemão: Dados Bibliográficos no Brasil. Pandaemonium Germanicum, São Paulo, v. 24, n. 44, p. 452-474, 2021. DOI:10.11606/1982-88372444452.

SOARES, Maria Susana Arrosa (Org.). A educação superior no Brasil. Brasília: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, 2002.

TARGINO, Maria das Graças. A região geográfica como fator interveniente na produção de artigos de periódicos científicos. In: MUELLER, Suzana Pinheiro Machado; PASSOS, Edilenice Jovelina Lima. Comunicação científica: estudos avançados em ciência da informação I. Brasília: Departamento de Ciência da Informação Universidade de Brasília, 2000. p. 51-72.

UPHOFF, Dörthe; PEREZ, Juliana Pasquarelli. Caminhos da graduação em Letras-Alemão na Universidade de São Paulo. In: UPHOFF, Dörthe; FISCHER, Eliana; AZENHA, João; PEREZ, Juliana Pasquarelli (Org.): 75 anos de Alemão na USP – Reflexões sobre uma germanística brasileira. São Paulo: Humanitas, 2015. p. 13-24;

VANDRESEN, Paulino. Os primeiros passos. In: MOURA, Heronides; RODRIGUES, Rosângela Hammes; MOTA, Mailce; FURLAN, Stélio; CAMBRUSSI, Morgana. (Org.). ANPOLL 30 anos. Florianópolis: Editora Insular, p. 19-52, 2014.

VOERKEL, Paul. Deutsch als Chance: Ausbildung, Qualifikation und Verbleib von Absolventen brasilianischer Deutschstudiengänge. 02.11.2017. 719 p. Tese de Doutorado - Friedrich-Schiller-Universität Jena, Jena: 2017. Disponível em: https://www.db-thueringen.de/receive/dbt_mods_00033644. Acesso em: 20 set. 2019.

Downloads

Publicado

2023-12-21

Edição

Seção

Artigos - Estudos Linguísticos