Enunciado postagem no fórum Stormfront: a construção da imagem de jovens brasileiros no e pelo discurso neonazista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47295/mgren.v12i3.839

Palavras-chave:

Enunciado, Discurso Neonazista, Juventude Hitlerista, Fórum Stormfront

Resumo

Este estudo surge a partir de uma investigação realizada no fórum digital Stormfront, fundado pelo ex-líder da Ku Klux Klan (KKK), Don Black. Nessa mídia digital, reúnem-se grupos neonazistas localizados em vários países que intercambiam valores ideológicos, culturais, históricos, econômicos e sociais. Diante disso, o objetivo deste trabalho é analisar três enunciados postagens do fórum (dois de 2010 e um de 2011), observando a construção da imagem de jovens brasileiros no e pelo discurso neonazista que, por meio do cotejo da historiografia do nazismo, reverbera posicionamentos da Juventude Hitlerista (década de 1930). O referencial teórico é pautado na perspectiva da filosofia da linguagem de Bakhtin (2015, 2016, 2017, 2018), de Volóchinov (2018, 2019) e Medviédev (2016), especialmente quanto aos conceitos de enunciado, interação discursiva e imagem. Já o referencial complementar, devido à complexidade do discurso neonazista, apoia-se nas contribuições teóricas de Denis (2014), Evans (2010, 2011, 2012) e Weikart (2021) no intuito de se refletir, em particular, sobre a historiografia da organização Juventude Hitlerista e, em geral, sobre o discurso (neo)nazista. Por último, compreende-se ativamente que os sujeitos, em seus enunciados postados no fórum, posicionam-se sobre descendência, etnia, sexualidade, sociedade e as cidades que moram, de tal modo que, ao enunciarem, constroem uma imagem de si e do outro, reforçando relações raciais sócio-hierárquicas de superioridade e inferioridade.

Biografia do Autor

Marcos Alexandre Fernandes Rodrigues, Universidade Federal do Rio Grande

Licenciado em Letras (Habilitação em Língua Portuguesa, Língua Francesa e suas Literaturas) com bolsas de estudos CAPES e FAPERGS e Mestrando em Letras na área de concentração em Estudos da Linguagem com bolsa de estudos CAPES pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG. É pesquisador colaborador no Grupo de Pesquisa "Linguagem em Atividades no Contexto Escolar" da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUCSP; no Grupo de Estudos "Pensar os Extremos: Rede Internacional de Estudos sobre Nazismo, Memória e Guerra", da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG; no Projeto de Pesquisa "Relações entre Ética, Discurso e Mídias: Pesquisas sob a Perspectiva Dialógica" da FURG. Em seus artigos científicos, capítulos de livro, trabalhos completos e comunicações em Congressos Nacionais e Internacionais, promove discussões atinentes a práticas de campo na Web e análise dialógica do discurso de organizações neonazifascistas de origem brasileira, estadunidense, inglesa, polonesa, húngara e sul-africana.

Kelli Machado da Rosa, Universidade Federal do Rio Grande

Doutora em Letras, na área de concentração em linguística, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS- CNPq). Possui Mestrado em Letras, na área de concentração em linguística, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS - CAPES). É graduada em Letras pela Universidade Federal de Rio Grande (FURG) e possui ainda Especialização em Linguística e Ensino de Português também pela FURG. Possui experiência e desenvolve pesquisa na área de Linguística em interface com as áreas de Comunicação Social, com ênfase em discurso das mídias, Sociologia da Religião, Educação e Filosofia. Atua como pesquisadora colaboradora no grupo de pesquisa Tessitura: Vozes em (dis)curso, sediado na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, certificado pelo CNPq. Atualmente, é professora Adjunta na Universidade Federal do Rio Grande, atuando na graduação e também no corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL - FURG). Além disso, coordena o projeto de pesquisa "RELAÇÕES ENTRE ÉTICA, DISCURSO E MÍDIAS: PESQUISAS SOB PERSPECTIVA DIALÓGICA", desenvolvido no Instituto de Letras e Artes da FURG.

Grenissa Bonvino Stafuzza, Universidade Federal de Catalão

Graduada em Letras Português e Inglês (2002) e mestre em Estudos Linguísticos (2005) pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos (PPGEL), pela Universidade Federal de Uberlândia (ILEEL-UFU). Doutora em Linguística e Língua Portuguesa (2009) pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística e Língua Portuguesa da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), Campus Araraquara, com estágio de doutorado PDEE, financiado pela CAPES, na Université Paris XII - Val-de-Marne, Paris, França (2007). É docente da Universidade Federal de Catalão (desde 2009, ainda campus da Universidade Federal de Goiás), onde atua no ensino, na pesquisa e na extensão, tanto na graduação quanto no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (PPGEL). Realizou estágio pós-doutoral (2017) pelo Programa de Estudos Linguísticos (PosLin) da Faculdade de Letras (FALE) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É líder do GEDIS - Grupo de Estudos Discursivos (http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/571924). Tem experiência na área da Educação com ênfase em Linguística e atua como pesquisadora de discursos, sob a perspectiva de Bakhtin e do Círculo russo (especialmente, Volóchinov e Medviédev), que circulam nas esfera midiática.

Referências

ANDRADE, Guilherme Ignácio Franco de. Neonazismo, racismo e supremacia racial: a ideologia racial Valhalla 88. Revista Escrita da História, v. 1, n. 1, abr./set. 2014. Disponível em: https://www.escritadahistoria.com/index.php/reh/article/view/6/6. Acesso em: 28 nov. 2022.

ANDRADE, Guilherme Ignácio Franco de. Valhalla 88: O nacional socialismo brasileiro e sua ideologia política. Contemporâneos: Revista de Artes e Humanidades, n. 13, nov./mar. 2016. Disponível em: https://www.revistacontemporaneos.com.br/n13/artigos/valhalla88.pdf. Acesso em: 28 nov. 2022.

ANDRADE, Guilherme Ignácio Franco de; HECK, Diana Milena. El grupo Valhalla 88: la construcción de un movimiento nacional socialista en Brasil Fuente. Pacarina del Sur: Revista de Pensamento Crítico Larinoamericano, 2016. Disponível em: http://pacarinadelsur.com/66-dossiers/dossier-21/1508-el-grupo-valhalla-88-la-construccion-de-un-movimiento-nacionalsocialista-en-brasil#resumen. Acesso em: 28 nov. 2022.

AVILA, Felipe Alves Pereira. A Editora Revisão e as Representações da Negação do Holocausto no Brasil. 2019. 117 f. Dissertação (Mestrado em História) – Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2019. Disponível em: http://guaiaca.ufpel.edu.br/bitstream/prefix/6925/1/Dissertacao_Felipe_Alves_Pereira_Avila.pdf. Acesso em: 28 nov. 2022.

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. Tradução de Paulo Bezerra. 1. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2017.

BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. Organização, tradução, posfácio e notas de Paulo Bezerra; notas da edição russa de Serguei Botcharov. 1. ed. São Paulo: Editora 34, 2016.

BAKHTIN, Mikhail. Problemas da poética de Dostoiévski. Tradução, notas e prefácio de Paulo Bezerra. 5. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2018.

BAKHTIN, Mikhail. Teoria do romance I: a estilística. Tradução, prefácio, notas e glossário de Paulo Bezerra; organização da edição russa de Serguei Botcharov e Vadim Kójinov. 1. ed. São Paulo: Editora 34, 2015.

BALLECK, Barry. Hate groups and extremist organizations in America: an encyclopedia. 1. ed. Santa Barbara, California: ABC-CLIO, 2019.

BARBOSA, Jefferson Rodrigues. Ideologia e intolerância: a extrema direita latino-americana e a atuação no Brasil dos herdeiros do eixo. Autora: Revista PPGCS UNESP, Marília, n. 2, jun. 2008. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/aurora/article/view/1172. Acesso em: 28 nov. 2022.

CARR, Caitlyn. Intersections of ideologies: comparisons of the Ku Klux Klan, the skinhead movement and white mainstream america. 2015. 112 f. Dissertação (Antropologia das Artes) - Universidade George Mason, Fairfax, 2015.

CHARAUDEU, Patrick. O discurso propagandista: uma tipologia. In: MACHADO, Ida Lucia; MELLO, Renato (Orgs.). Análises do Discurso Hoje. 1. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira (Lucerna), 2010, p. 57-78.

DENIS, David. Desumanidades: interpretações nazistas da cultura ocidental. Tradução de João Barata. 1. ed. São Paulo: Madras, 2014.

DIAS, Adriana Abreu Magalhães. Anacronautas do teutonismo virtual: uma etnografia do neonazismo na Internet. 2007. 329 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2007.

DIAS, Adriana Abreu Magalhães. Observando o ódio: entre uma etnografia do neonazismo e a biografia de David Lane. 2018. 366 f. Tese (Doutorado em Antropologia Social) –Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2018. Disponível em: https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1060866. Acesso em: 9 fev. 2023.

EVANS, Richard. A chegada do Terceiro Reich. Tradução de Lúcia Brito. 1. ed. São Paulo: Editora Planeta do Brasil, 2010.

EVANS, Richard. Terceiro Reich em guerra. Tradução de Lúcia Brito e Solange Pinheiro. 1. ed. São Paulo: Planeta, 2012.

EVANS, Richard. Terceiro Reich no poder. Tradução de Lúcia Brito. 1. ed. São Paulo: Editora Planeta do Brasil, 2011.

GRUPOS neonazistas crescem 270% no Brasil em 3 anos; estudiosos temem que presença online transborde para ataques violentos, G1, Rio de Janeiro. Disponível em: https://g1.globo.com/fantastico/noticia/2022/01/16/grupos-neonazistas-crescem-270percent-no-brasil-em-3-anos-estudiosos-temem-que-presenca-online-transborde-para-ataques-violentos.ghtml. Acesso em: 26 mar. 2023.

INGRAO, Christian. Crer e destruir: os intelectuais na máquina de guerra da SS nazista. Tradução de André Telles. 1. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2015.

MEDVIÉDEV, Pável. O método formal nos estudos literários: introdução crítica a uma poética sociológica. Tradução de Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. 1. ed. São Paulo: Contexto, 2016.

MICHELLE, Alexander. A nova segregação: racismo e encarceramento em massa. Tradução de Silvio Luiz de Almeida e Pedro Davoglio. 1. ed. São Paulo: Boitempo, 2018.

RODRIGUES, Marcos Alexandre Fernandes. No submundo do terror e da conspiração no Telegram: a construção estilística do discurso de membros-integrantes da organização Dogolachan, Revista Heterotópica, Uberlândia, v. 5, n. 1, jan./jun. 2023. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/RevistaHeterotopica/article/view/68020/36265. Acesso em: 4 out. 2023.

RODRIGUES, Marcos Alexandre Fernandes. Racismo, segregação e morte: análise dialógica do discurso das organizações Ku Klux Klan e White Lives Matter em mídias digitais. 2023. 222 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2023. Disponível em: https://sistemas.furg.br/sistemas/sab/arquivos/bdtd/3d820364b0f22760876025fab7fa0cae.pdf. Acesso em: 6 out. 2023.

VOLÓCHINOV, Valentin. A palavra na vida e a palavra na poesia: ensaios, artigos, resenhas e poemas. Organização, tradução, ensaio introdutório e notas de Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. 1 ed. São Paulo: Editora 34, 2019.

VOLÓCHINOV, Valentin. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Tradução, notas e glossário de Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. 2 ed. São Paulo: Editora 34, 2018.

WEIKART, Richard. De Darwin a Hitler: ética evolucionária, eugenia e racismo na Alemanha. Tradução de Jonathas Ramos de Castro. Campinas, SP: Vide Editorial, 2021.

Downloads

Publicado

2023-12-21

Edição

Seção

Artigos - Estudos Linguísticos