Um historicizado regresso pátrio: uma análise de “Canção de regresso à pátria”, de Oswald de Andrade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47295/mgren.v12i3.833

Palavras-chave:

Oswald de Andrade, Modernismo, Canção de regresso à pátria, Semana de arte moderna, Gonçalves Dias

Resumo

O presente trabalho objetiva discutir, a partir de uma perspectiva crítica e imanente, os procedimentos de composição poética e os desdobramentos de significação/interpretação presentes no poema “Canção de regresso à pátria”, de Oswald de Andrade. Integrante da obra “Pau-Brasil”, o objeto analisado parodia o popular poema romântico de Gonçalves Dias “Canção do Exílio”, de modo que um olhar crítico-comparativo não pode ser ignorado na consolidação de interpretações pertinentes do poema oswaldiano. Mais do que exercício comparativo, porém, busca-se traçar uma análise que compreenda as implicações estéticas, políticas e imagéticas do poema analisado, tanto em suas relações internas de significação quanto em face de seus desdobramentos no panorama da obra de Oswald e do Modernismo brasileiro do início do século XX. Aos fins descritos, parte-se, dentre outras, das considerações teóricas e críticas de Fonseca (2004, 2007), Candido (1996) e Nascimento (2015).

Biografia do Autor

Pedro Verdejo, Universidade Federal de Goiás

Mestrando em Estudos Literários pelo Programa de pós-graduação em Letras e Linguística da Universidade Federal de Goiás, com bolsa ativa da CAPES. Graduado em Licenciatura Letras-Português pela mesma instituição. Atua como discente colaborador no projeto de pesquisa "Literatura, ensaio e materialismo dialético". Atua como co-orientador voluntário no projeto "Literatura e Cinema: O espaço Intersemiótico", do qual participou durante 3 anos como bolsista PIBIC CNPQ durante a graduação. Dedica-se atualmente ao estudo da obra de João Cabral de Melo Neto, com enfoque em compreender os desdobramentos da memória como elemento poético e metapoético. 

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Publicado

2023-12-21

Edição

Seção

Artigos - Estudos Literários