Um historicizado regresso pátrio: uma análise de “Canção de regresso à pátria”, de Oswald de Andrade
DOI:
https://doi.org/10.47295/mgren.v12i3.833Palavras-chave:
Oswald de Andrade, Modernismo, Canção de regresso à pátria, Semana de arte moderna, Gonçalves DiasResumo
O presente trabalho objetiva discutir, a partir de uma perspectiva crítica e imanente, os procedimentos de composição poética e os desdobramentos de significação/interpretação presentes no poema “Canção de regresso à pátria”, de Oswald de Andrade. Integrante da obra “Pau-Brasil”, o objeto analisado parodia o popular poema romântico de Gonçalves Dias “Canção do Exílio”, de modo que um olhar crítico-comparativo não pode ser ignorado na consolidação de interpretações pertinentes do poema oswaldiano. Mais do que exercício comparativo, porém, busca-se traçar uma análise que compreenda as implicações estéticas, políticas e imagéticas do poema analisado, tanto em suas relações internas de significação quanto em face de seus desdobramentos no panorama da obra de Oswald e do Modernismo brasileiro do início do século XX. Aos fins descritos, parte-se, dentre outras, das considerações teóricas e críticas de Fonseca (2004, 2007), Candido (1996) e Nascimento (2015).
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