Vozes ao vento: a representação da polifonia e da carnavalização no romance El viento que arrasa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47295/mgren.v12i2.798

Palavras-chave:

Literatura argentina, Selva Almada, Carnavalização, Polifonia, Literatura feminina

Resumo

A escritora argentina contemporânea Selva Almada vem ganhando espaço na literatura latino-americana pela originalidade de sua escrita. Suas narrativas possuem como característica estarem inseridas em espaços afastados dos grandes centros urbanos e capitais, mostrando as relações estabelecidas nos cotidianos das personagens que vivem nesses locais, sendo muitas vezes marcados por tragédias, violências e solidão. Desta forma, o presente trabalho tem por objetivo analisar o romance de estreia desta autora, intitulado El viento que arrasa, através da ótica das teorias da Polifonia e Carnavalização. Para esta análise, se utilizou como aporte teórico os estudos de Mikhail Bakhtin, considerando que este é o principal teórico dos conceitos a ser discutidos, partindo de seu conceito de Carnavalização, primeiramente delineado em seu livro Problemas da poética de Dostoiévski e posteriormente desenvolvido em A cultura popular na Idade Média e no Renascimento: o contexto de François Rabelais, bem como outros autores que se debruçam sobre sua obra como José Luiz Fiorin (2018), e Paulo Bezerra (2008) e sobre a escrita de Almada, como Sarlo (2012), Martínez (2019). Considerando a Carnavalização como um fenômeno no qual se derrubam as barreiras hierárquicas, sociais e ideológicas, promovendo o livre contato entre os homens (BAKHTIN, 1997), é possível perceber, neste romance, a utilização de diversos elementos carnavalescos no desenvolvimento da narrativa, principalmente em duas das personagens do romance: Reverendo Pearson e Gringo Brauer, que possuem vozes que se contrapõem umas às outras, revelando a presença das mésalliances carnavalescas, relacionadas principalmente a aproximação das esferas do sagrado e do profano, além do ritual de coroação- destronamento em praça pública do rei do carnaval, o riso e a profanação. A partir desta reflexão, foi possível perceber a presença de elementos polifônicos e carnavalescos dentro da narrativa que juntos formam o "mundo invertido" proposto pela Carnavalização. Para além disso, verifica-se a importância científica deste trabalho por possibilitar uma melhor compreensão sobre a escrita ficcional de Selva Almada evidenciando a importância da obra desta escritora e da contemporaneidade de suas narrativas.

Biografia do Autor

Amanda Dezan Barbosa, Universidade Federal da Fronteira Sul

Amanda Dezan Barbosa é graduanda do curso de licenciatura em Letras- Português e Espanhol na Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Realeza- Paraná. Atua como professora bolsista de língua espanhola no programa de extensão Centro de Ensino de Línguas da UFFS (Celuffs) - Realeza.

Ana Carolina Teixeira Pinto, Universidade Federal da Fronteira Sul

Ana Carolina Teixeira Pinto é professora de Literatura Hispânica da Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Realeza- Paraná. Doutora em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina. Membro do Grupo de Pesquisa Trânsitos Literários e do Grupo de Pesquisa Ensino de Língua e Literatura da UFFS. Coordenadora do Projeto de Cultura Grupo de teatro La broma desde 2011.

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Publicado

2023-11-19

Edição

Seção

Artigos - Estudos Literários