TESES E TÉCNICAS ARGUMENTATIVAS NA SEÇÃO DE CONCLUSÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS DAS ÁREAS DE LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47295/mgren.v11i2.355

Palavras-chave:

cultura disciplinar, Teses, Técnicas argumentativas, Seção de conclusão de artigos científicos

Resumo

Partindo do entendimento de que a conclusão é uma seção de caráter obrigatório em textos acadêmico-científicos e que, por essa razão, pode se configurar em um campo fértil de investigação, o presente trabalho elege como objetivo analisar as teses e as técnicas argumentativas na seção de conclusão dos artigos científicos, pertencentes às áreas de Língua Portuguesa e Matemática, considerando como fio condutor a ideia de que essa seção retórica pode evidenciar particularidades determinantes na argumentatividade do texto, com destaque para as questões que envolvem as áreas do conhecimento. Em razão dessa proposição, o corpus selecionado como objeto de análise consiste em artigos científicos, escritos por doutores, publicados em periódicos de circulação nacional. Do ponto de vista teórico, esta pesquisa se fundamenta nos preceitos defendidos por Swales (1990), Hyland (2000), Perelman e Olbrechts-Tyteca (2005), Motta-Roth e Hendges (2010), entre outros pesquisadores. As análises revelam que as teses e as técnicas argumentativas utilizadas pelos produtores do texto se relacionam, majoritariamente, aos preceitos teóricos e metodológicos delimitados para o desenvolvimento das pesquisas descritas, textualizando, dessa forma, características que dialogam com as decisões realizadas pelos estudiosos no decorrer da investigação. Os resultados apontam, portanto, que, na conclusão do artigo que trata de aspectos da Língua Portuguesa, há a presença dos argumentos quase-lógicos e do argumento de autoridade; e, no texto da área de Matemática, as técnicas se relacionam aos argumentos baseados na estrutura do real e às ligações que fundamentam a estrutura do real. Essas escolhas argumentativas suscitam a necessidade, que os produtores do artigo revelam, tanto de adequação das informações à cultura disciplinar das áreas do conhecimento, como também, da tentativa de evidenciar dados que possam, de alguma forma, influenciar o interlocutor dos textos no que se refere aos resultados obtidos no processo investigativo.

Biografia do Autor

Edmar Peixoto de Lima, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

É doutora em Linguística Aplicada pelo Programa de PósGraduação em Linguística Aplicada (PosLA), da Universidade Estadual do Ceará (UECE); mestra em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN; especialista em Ensino da Língua Inglesa e em Ensino da Língua Portuguesa, pela Universidade Regional do Cariri (URCA); graduada em Letras, com habilitação em Língua Portuguesa e Língua Inglesa e suas respectivas literaturas, também pela Universidade Regional do Cariri (URCA). Professora Adjunta do Departamento de Letras Vernáculas (DLV), da Faculdade de Letras e Artes (FALA) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). É docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras/UERN, Campus Avançado de Pau dos Ferros/RN. Atualmente é Chefe do departamento de Letras Vernáculas (DLV), da Faculdade de Letras e Artes (FALA), da UERN, sócia da Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN). É coordenadora e idealizadora do projeto de extensão Laboratório de Produção Escrita Acadêmica (LAPEA). Líder do Grupo de Pesquisa em Linguística e Literatura (GPELL) da UERN; Membro do Grupo de Pesquisa em Linguística Textual (PROTEXTO), da UFC; do Laboratório de Estudos Lexicais - LABLEX, da UFRN e do Grupo de Estudos em Linguística Textual (GELT), da UNILAB. Articula o Grupo de Estudos em Discurso, Argumentação e Léxico (GEDAL), grupo de pesquisa em formação, com participação de colegas professores, orientandos de doutorado, mestrado e graduação, com reuniões sistemáticas e discussões teóricas sobre os diversos objetos de estudos em Argumentação, Terminologia e Linguística do Texto. Tem experiência acadêmica com publicações em livros e artigos na área de Linguística, Terminologia, Língua Portuguesa e de Linguística Aplicada ao ensino de língua materna e estrangeiras, com ênfase nos estudos sobre as ciências do léxico (Terminologia, Lexicologia, Lexicografia e Terminografia), Linguística de Corpus, Produção e Ensino do Texto e do Discurso, Argumentação, Formação e Prática Docente na área de Letras.

Anadja Jeane da Silva, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Graduanda em Letras com habilitação em Português e respectivas literaturas. Atualmente, é bolsista do Laboratório de Produção Escrita Acadêmica (LAPEA) e bolsista-voluntária do Progama Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), do projeto “O fazer científico no curso de letras Língua Portuguesa: aspectos estruturais e organizacionais do gênero monografia”. É discente pesquisadora do Grupo de Estudos em Linguística e Literatura (GPELL) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN),  com investigação nas seguintes áreas do conhecimento: Linguística do texto, Análise do Discurso, Argumentação, Gêneros orais e ensino de Língua Portuguesa.

Jéssica Rayane Marinho Felix, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Graduanda em Letras com habilitação em Português e respectivas literaturas. Atualmente, participa como bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) do projeto intitulado “O fazer científico no curso de letras Língua Portuguesa: aspectos estruturais e organizacionais do gênero monografia”. É discente pesquisadora do Grupo de Estudos em Linguística e Literatura (GPELL), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), com investigação nas seguintes áreas do conhecimento: Linguística do texto, Análise do Discurso, Argumentação, Gêneros orais e ensino de Língua Portuguesa.

Josefa Francisca Henrique de Jesus, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Doutora e Mestra em Letras (2020; 2015), pelo Programa de Pós-Graduação-PPGL da Universidade Estado do Rio Grande do Norte/UERN. Especialista em Linguística Aplicada (1998) e Graduada em Letras (1985), também pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte/UERN. Professora Adjunta IV do Departamento de Letras Vernáculas, da Faculdade de Letras e Artes, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte -UERN. Membro do Grupo de Pesquisa em Linguística e Literatura (GPELL) e do Grupo de Estudos em Texto, Argumentação e Léxico (GETAL), grupo de pesquisa em formação. Tem experiência acadêmica em Linguística, Língua Portuguesa, Linguística Aplicada ao ensino de língua materna, Metadiscurso. Tem publicações na área de organização do texto, análise de gêneros, escrita acadêmica, Libras, educação a distância, metadiscurso e ensino de língua materna.

Downloads

Publicado

2022-08-26

Edição

Seção

Artigos - Estudos Linguísticos