ANÁLISE DE UM METATEXTO DIDÁTICO DESENVOLVIDO PARA A IDENTIFICAÇÃO DE FAKE NEWS
DOI:
https://doi.org/10.47295/mgren.v11i2.352Palavras-chave:
Metatexto Didático, Sociocognição, Fake News, Leitura ComplexaResumo
Nas duas últimas décadas, surgiram diversos suportes digitais que viabilizaram uma comunicação mais dinâmica, envolvida por uma cultura digital (LÉVY, 1999). Contudo, além de facilitar e propor novas constituições comunicacionais, o universo digital também se mostrou propenso à disseminação de fake news, textos que, segundo Paiva (2020), são marcados por conteúdos sensacionalistas, que apelam para a emoção. Frente a esse contexto digital, a Base Nacional Comum Curricular (2017) solicita e estimula a adesão da escola ao uso crítico e responsável de tecnologias no ensino. Nessa direção, urge que o ensino da língua possibilite o reconhecimento desses discursos que instauram realidades danosas à sociedade. Centrados na ideia de texto como evento comunicativo (BEAUGRANDE, 1997), este artigo tem como objetivo central discutir, à luz da epistemologia da complexidade e da sociocognição, questões de um metatexto didático para a identificação de fake news. Para isso, nossa análise está estruturada a partir das questões do metatexto didático (COSTA; MONTEIRO; ALVES, 2016) por nós elaborado e apresenta uma discussão teórica que endossa a ideia de que não existe prática docente coerente distante das teorias que a subsidiam. Nossos resultados tentam contribuir com a reflexão de colegas professores. Percebe-se, ao final da nossa discussão, a necessidade de discutirmos cada vez mais o ensino focado na aprendizagem (COSTA, 2010), reconhecendo-a como prática interativa complexa e mediada por textos de diversas naturezas e semioses.
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