ANÁLISE DE UM METATEXTO DIDÁTICO DESENVOLVIDO PARA A IDENTIFICAÇÃO DE FAKE NEWS

Autores

  • Leonardo de Oliveira Colares Universidade Federal do Ceará (mestrando em Linguística)
  • Luiz Eleildo Pereira Alves

DOI:

https://doi.org/10.47295/mgren.v11i2.352

Palavras-chave:

Metatexto Didático, Sociocognição, Fake News, Leitura Complexa

Resumo

Nas duas últimas décadas, surgiram diversos suportes digitais que viabilizaram uma comunicação mais dinâmica, envolvida por uma cultura digital (LÉVY, 1999). Contudo, além de facilitar e propor novas constituições comunicacionais, o universo digital também se mostrou propenso à disseminação de fake news, textos que, segundo Paiva (2020), são marcados por conteúdos sensacionalistas, que apelam para a emoção. Frente a esse contexto digital, a Base Nacional Comum Curricular (2017) solicita e estimula a adesão da escola ao uso crítico e responsável de tecnologias no ensino. Nessa direção, urge que o ensino da língua possibilite o reconhecimento desses discursos que instauram realidades danosas à sociedade. Centrados na ideia de texto como evento comunicativo (BEAUGRANDE, 1997), este artigo tem como objetivo central discutir, à luz da epistemologia da complexidade e da sociocognição, questões de um metatexto didático para a identificação de fake news. Para isso, nossa análise está estruturada a partir das questões do metatexto didático (COSTA; MONTEIRO; ALVES, 2016) por nós elaborado e apresenta uma discussão teórica que endossa a ideia de que não existe prática docente coerente distante das teorias que a subsidiam. Nossos resultados tentam contribuir com a reflexão de colegas professores. Percebe-se, ao final da nossa discussão, a necessidade de discutirmos cada vez mais o ensino focado na aprendizagem (COSTA, 2010), reconhecendo-a como prática interativa complexa e mediada por textos de diversas naturezas e semioses.

Biografia do Autor

Leonardo de Oliveira Colares, Universidade Federal do Ceará (mestrando em Linguística)

É graduado em Letras-Português pela Universidade Estadual do Ceará e mestrando em Linguística pelo PPGL/UFC. Bolsista da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP).

Luiz Eleildo Pereira Alves

Doutor em Linguística Aplicada (PosLA UECE), professor de Língua portuguesa; pesquisador ligado ao Grupo de Pesquisa e Estudo de Texto (GEENTE/UECE).

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Publicado

2022-08-26

Edição

Seção

Artigos - Estudos Linguísticos