Letramentos digitais na comunidade acadêmica da UEMA

imperativos internos e externos para incorporação de tecnologias digitais da educação superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47295/mgren.v11i3.279

Palavras-chave:

Letramentos Digitais, Professores, Subsídios, Formação

Resumo

O crescente surgimento de novas tecnologias tem impactado o processo de ensino/aprendizagem, com a consequente exigência de atendimento a um paradigma ou modalidade de letramento, que tem sido chamado de letramento digital, e a necessidade de incorporação dessas tecnologias por parte de alunos e professores. Pretende-se, nesta pesquisa, abordar quais os imperativos internos e externos para incorporação de tecnologias digitais no processo de aquisição dos letramentos digitais dos docentes dos cursos de Letras da Universidade Estadual do Maranhão. O principal objetivo é verificar quais as condições dos docentes dos cursos de Letras da Universidade Estadual do Maranhão-UEMA quanto às variáveis de reconhecimento demandadas pelos letramentos digitais, segundo Dudeney; Hocly; Pegrum (2016). Outros objetivos são: identificar as necessidades decorrentes das condições em que os docentes estão submetidos com a finalidade de melhoria das suas competências e letramentos digitais, bem como do processo integrativo das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) nas práticas pedagógicas desses docentes. Dentro dos referenciais teóricos explorados, ressaltamos a proposta de Letramentos Digitais, de Dudeney, Hockly e Pegrum (2016), que possibilita observar as variáveis necessárias no processo de incorporação das tecnologias digitais na educação. Realizou-se um levantamento com 77(setenta e sete) docentes dos cursos de Letras da UEMA, considerando os objetivos da pesquisa, a partir da aplicação de um questionário com 16 (dezesseis) questões do tipo fechadas e 01(uma ) aberta. Os resultados apontam para as seguintes conclusões: as condições apresentadas, predominantemente nas dezesseis questões do tipo fechada, demonstram um perfil docente que reconhece  e incorpora as demandas necessárias para proporcionar um ambiente educacional fértil para o desenvolvimento dos letramentos digitais. Além disso, a única questão de caráter aberto permitiu identificar as seguintes necessidades:  formações voltadas aos usos mais críticos e transformativos das TDICs; cultivo de um ensino personalizado nos processos formativos dos docentes e uma estrutura formativa prática focada em revisões críticas dos fazeres pedagógicos dos docentes.

Biografia do Autor

Fabíola de Jesus Soares Santana, Universidade Estadual do Maranhão

Doutora em Letras, Professora Adjunto IV do Departamento de Letras do Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais – CECEN/Campus São Luís, do Programa de Pós-Graduação em Letras/PPGLETRAS/UEMA e do Programa de Pós-Graduação em Educação/PPGE/UEMA. 

Walisson Paz Cavalcante, Universidade Estadual do Maranhão

Graduando em Letras Língua Portuguesa e suas respectivas Literaturas pela Universidade Estadual do Maranhão- UEMA. Foi bolsista de Iniciação Científica-PIBIC da Universidade Estadual do Maranhão- UEMA.

Downloads

Publicado

2023-02-10

Edição

Seção

Artigos - Estudos Linguísticos