Esta é uma versão desatualizada publicada em 2022-04-30. Leia a versão mais recente.

O PARADOXO DO BILDUNGSROMAN MODERNISTA:

CONARRATIVAS EM FILHOS E AMANTES (SONS AND LOVERS, 1913) DE D. H. LAWRENCE E VERSÃO CINEMATOGRÁFICA HOMÔNIMA (1960)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47295/mgren.v11i1.233

Palavras-chave:

Filhos e Amantes. Ponto de vista. Adaptação cinematográfica. Modernismo em língua inglesa.

Resumo

Este artigo analisa o romance Filhos e Amantes (Sons and Lovers, 1913), de D. H. Lawrence, e sua versão cinematográfica de mesmo nome (1960), dirigida por Jack Cardiff, partindo da hipótese interpretativa de que a focalização dupla por Paul e Gertrude, estruturalmente amalgamados pelo texto do narrador, resulta em conarrativas indicativas do paradoxo da forma do Bildungsroman — circunscrito na tensão indecidível e ao mesmo tempo suplementar entre individualidade e coletivismo, tradição e experimentação. Por meio de uma leitura cerrada de excertos do romance e cenas do filme, discutimos como a dupla focalização resulta em uma aporia que inscreve em Filhos e Amantes uma dimensão de transgressão das convenções desse gênero na notável busca pelo experimentalismo característico do modernismo literário em língua inglesa. Os estudos narratológicos de Bal (2009), estilísticos de Leech e Short (2007), cinematográficos de Bordwell e Thompson (2013) e Bazin (1997), e intermidiáticos de Rajewsky (2005) fundamentam a análise estrutural dos objetos, enquanto Adorno (2012a, 2012b), Beards (1974) e Jeffers (2005) embasam a discussão acerca das convenções e transgressões sobre o romance de formação perpetradas por Lawrence e Cardiff.

Biografia do Autor

Maria Lua Albus, Universidade do Estado da Bahia

Graduanda em Letras – Língua Inglesa e Literaturas pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB – DCH IV – Jacobina), bolsista de Iniciação Científica do CNPq, parte dos grupos de pesquisa Desleituras e Pós Teoria desenvolvendo projetos relacionados à crítica e reescrita de textos modernistas em Língua Inglesa.

José Carlos Felix, Universidade do Estado da Bahia

Possui graduação em Letras pela Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão (1998), mestrado em Letras (Inglês e Literatura Correspondente) pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004) e doutorado em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas (2013). Atualmente é professor Adjunto da Universidade do Estado da Bahia. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literaturas de Língua Inglesa, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura de língua inglesa, cinema e adaptação cinematográfica. É professor permanente no Programa de Pós-graduação em Crítica Cultural.

Downloads

Publicado

2022-04-30

Versões

Edição

Seção

Artigos - Estudos Literários