Ensino de Português para surdos na formação docente: uma discussão em favor de uma educação linguística ampliada
DOI:
https://doi.org/10.47295/mgren.v13i2.1478Palavras-chave:
Educação linguística, Português, Surdo, Formação DocenteResumo
Este trabalho objetiva apresentar uma discussão sobre os resultados de uma pesquisa de iniciação científica voltada a fazer um levantamento da oferta de disciplinas sobre Português para surdos, em cursos de Letras-Português e de Pedagogia, de universidades federais brasileiras, para verificar o desenho dessas disciplinas e suas implicações para uma formação docente direcionada ao desenvolvimento de uma educação linguística ampliada (Cavalcanti, 2013). Assumindo configurações de uma pesquisa qualitativa, de caráter interpretativista (Moita Lopes, 1994) e exploratório, abrangendo estudo documental e bibliográfico (Gil, 2008), o trabalho contemplou: 1) coleta de ementas de disciplinas que contemplam o ensino de Português para surdos, considerando os cursos supracitados; 2) estudo interpretativista do material coletado à luz do arcabouço teórico da pesquisa. A partir da análise do corpus, constatamos que as políticas linguísticas voltadas à formação de docentes para atuar no ensino de Português para surdos ainda apresenta um cenário insatisfatório, pois, conforme mostraram os dados, cerca de 80% das universidades públicas federais não cumpre o determinado pelo Decreto nº 5626 (Brasil, 2005) quanto à oferta dessa formação. Além disso, em termos de propostas sensíveis às especificidades linguísticas e culturais dos surdos, percebemos a emergência de olhar criticamente para os desenhos das disciplinas e pensar em possíveis reformulações, ancorando, por exemplo, o ensino-aprendizagem do Português nos estudos da translinguagem e da decolonialidade, a fim de que estas possam colaborar com uma formação docente que focalize uma educação linguística ampliada, de modo a garantir, para as pessoas surdas, uma educação socialmente mais justa e romper com as colonialidades do ser, do saber, do poder e da linguagem.
Referências
AGRIA, Ana Cristina Queiroz; VIEIRA, Cláudia Regina. Conceito de língua materna, primeira língua e segunda língua e suas implicações no campo da surdez. In: ALBRES, Neiva de Aquino; NEVES, Sylvia Lia Grespan (org.). Libras em estudo: política linguística. São Paulo: FENEIS, 2013, p. 105-123.
ALBRES, Neiva de Aquino; OLIVEIRA, Sônia Regina. Concepções de lingua(gem) e seus efeitos nas conquistas políticas e educacionais das comunidades surdas no Brasil. In: ALBRES, Neiva de Aquino; NEVES, Sylvia Lia Grespan (org.). Libras em estudo: política linguística. São Paulo: FENEIS, 2013, p. 39-66.
BAGNO, Marcos; RANGEL, Egon de Oliveira. Tarefas da educação linguística no Brasil. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, São Paulo, v. 5, n. 1, p. 63-81, 2005.
BARBOSA, Felipe Venâncio; NEVES, Sylvia Lia Grespan; BARBOSA, Andréa Ferreira. Política Linguística e Ensino de Português como Segunda Língua. In: ALBRES, Neiva de Aquino; NEVES, Sylvia Lia Grespan (org.). Libras em Estudo: política educacional. São Paulo: FENEIS, 2013, p. 119-137.
BRASIL. Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras, e o art. 18 da Lei no 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 23 dez. 2005. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/decreto/d5626.htm. Acesso em: 20 set. 2023.
BRASIL. Lei n° 10.436, de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais-Libras e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 25 abr. 2002. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/l10436.htm. Acesso em: 11 jul. 2023.
BRASIL. Lei nº 14.191, de 3 de agosto de 2021. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), para dispor sobre a modalidade de educação bilíngue de surdos. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 4 de agosto de 2021. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2021/lei/l14191.htm. Acesso em: 10 out. 2023.
BRITO, Laura de Pina Ferreira; LIMA, Hildomar José de; REZENDE, Tânia Ferreira. Educação linguística plural para consolidação dos direitos humanos para a diversidade. Cadernos de Linguagem e Sociedade, n. 22, v. 2, p. 253-271, 2021. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/les/article/view/40908/31935. Acesso em: 20 out. 2023.
CAVALCANTI, Marilda. Educação linguística na formação de professores de línguas: intercompreensão e práticas translíngues. In: MOITA LOPES, Luiz Paulo da (org). Linguística Aplicada na modernidade recente. São Paulo: Parábola, p. 211-226, 2013.
DORTA, Jéssica Vasconcelos. Palavreando em travessia: as potencialidades do design para a ampliação dos patrimônios vivenciais dos surdos. Cadernos de Linguagem e Sociedade, n. 22, v. 2, p. 272-294, 2021. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/les/article/view/40962/31936. Acesso em: 27 mar. 2023.
DIAS, Nelson; ANACHE, Alexandra Ayach; MACIEL, Ruberval Franco. Os Limites e Contradições da Educação Bilíngue para Estudantes Surdos. Revista de ensino, educação e ciências humanas, v. 21, n. 1, p. 47-54, 2020. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsskroton.com.br/article/view/7713. Acesso em: 18 jan. 2023.
FERRAZ, Daniel de Mello; CASOTTI, Janayna Bertollo Cozer. Por que devemos insistir no debate sobre letramentos, políticas linguísticas e educação linguística? In: CASOTTI, Janayna Bertollo Cozer; FERRAZ, Daniel de Mello (org.). Letramentos, políticas linguísticas e educação linguística em contexto capixaba. São Paulo: Pimenta Cultural, 2019, p. 13-32.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
LADD, Paddy. Em Busca da Surdidade I. Colonização dos Surdos. Tradução: Mariani Martini. Lisboa: Surd’Universo, 2013.
LEITE, Letícia de Sousa; CABRAL, Tayna Batista. Educação de surdos e colonialidade do poder linguístico. Letras & Letras, Uberlândia, v. 37, n. 2, p. 425-444, 2021. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/letraseletras/article/view/57605/33077. Acesso em: 14 jan. 2023.
LIMA, Hildomar José de; OLIVEIRA, Denise Pimenta de; LOBATO, Margareth Cavalcante de Castro; COSTA, Pedro Augusto Lino Silva. Educação, direitos humanos e epistemologias contra-hegemônicas. REVELLI-Revista de Educação, Linguagem e Literatura, Goiás, v. 10, n. 1, p. 213-227, 2018. Disponível em: https://www.revista.ueg.br/index.php/revelli/article/view/6201. Acesso em: 20 out. 2023.
LIMA, Hildomar José de; REZENDE, Tânia Ferreira. Escritas em português por surdos (as) como práticas de translinguajamentos em contextos de transmodalidade. Revista Educação Especial, Santa Maria, v. 32, p. 1-19, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/38270/pdf_1. Acesso em: 11 jun. 2023.
LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. 2. ed. [Reimpr.]. Rio de Janeiro: E.P.U., 2018.
MAKONI, Sinfree; PENNYCOOK, Alastair (Tradução de Cristine Gorski Severo). Desinventando e (re)constituindo línguas. Working Papers em Linguística, v. 16, n. 2, p. 9-34, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/workingpapers/article/view/1984-8420.2015v16n2p9/33175. Acesso em: 10 out. 2023.
MALDONADO-TORRES, Nelson. Analítica da colonialidade e da decolonialidade: algumas dimensões básicas. In: BERNARDINO-COSTA, Joaze; MALDONADO-TORRES, Nelson; GROSFOGUEL, Ramón. (org.). Decolonialidade e pensamento afrodiaspórico. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica, p. 30-61, 2018.
MOITA LOPES, Luiz Paulo da. Pesquisa interpretativista em linguística aplicada. D.E.L.T.A., v. 10, n. 2. p. 329-338, 1994.
MORAES, Maria Cândida; TORRE, Saturnino de la. Sentipensar bajo la mirada autopoiética o cómo reencantar creativamente la educación. Revista Creatividad y Sociedad, n. 2, p. 41-56, 2002.
MORAES, Maria Cândida; TORRE, Saturnino de la. Sentipensar: Fundamentos e estratégias para reencantar a educação. 2. ed. Rio de Janeiro: Wak, 2015.
MORAIS, Fernanda Beatriz Caricari de; BRITO, Giovane. A organização da mensagem em descrições produzidas por alunos surdos: aprendizagem de Língua Portuguesa como L2. E-scrita, Nilópolis, v. 11, n. 2, p. 176-193, 2020. Disponível em: https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/3969/pdf. Acesso em: 14 maio 2023.
NEGREIROS, Karine Albuquerque de; CALIXTO, Hector Renan da Silveira; BARROS, Adriana Lucia Escobar Chaves de. Português como segunda língua para surdos na formação de professores e as políticas de educação inclusiva. In: BARROS, Adriana Lucia Escobar Chaves de; CALIXTO, Hector Renan da Silveira; NEGREIROS, Karine Albuquerque de (org.). Libras em diálogo: interfaces com o ensino. Campinas: Pontes, 2018, p. 177-193.
MUNIZ, Valéria Campos; RAMOS, Danielle Cristina Mendes Pereira. Educação linguística no contexto de graduandos surdos: Contribuições dos estudos decoloniais e de translinguagem. Pensares em revista, São Gonçalo-RJ, n. 22, p. 181-201, 2021. Disponível em: https://www.e-ublicacoes.uerj.br/index.php/pensaresemrevista/article/view/60549/39467. Acesso em: 11 out. 2023.
OLIVEIRA, Gisele de Freitas Paula. Dos PCN à aula: a política linguística/pedagógica em questão. In: CASOTTI, Janayna Bertollo Cozer; FERRAZ, Daniel de Mello (org.). Letramentos, políticas linguísticas e educação linguística em contexto capixaba. São Paulo: Pimenta Cultural, 2019.
PIMENTA, Reinaldo. Português Urgente!: método simples e rápido para escrever sem errar. Rio de Janeiro: Elsevier, 1998.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Declaração Universal dos Direitos Humanos, 1948. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/declaracao-universal-dos-direitos-humanos. Acesso em: 18 nov. 2023.
RANGEL, Egon de Oliveira. Políticas linguísticas em educação: o lugar incerto da formação docente. In: SILVA, Kleber Aparecido da (org.). Línguas estrangeiras/adicionais, educação crítica e cidadania. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2022, p. 17-30.
RIBEIRO, Gilmara dos Reis. Do direito de ser (múltiplos): em favor de uma educação linguística ampliada em contexto de surdez. Cadernos de Linguagem e Sociedade, v. 22, n. 2, p. 353-373, 2021. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/les/article/view/40856/31942. Acesso em: 24 mar. 2023.
SALLES, Heloísa Maria Moreira Lima; FAULSTICH, Enilde; CARVALHO, Orlene Lúcia; RAMOS, Ana Adelina Lopo. Ensino de língua portuguesa para surdos: caminhos para a prática pedagógica. Brasília: MEC, SEESP, 2004.
SALLES, Heloísa Maria Moreira Lima; NAVES, Rozana Reigota. Estudos Gerativos de Língua de Sinais Brasileira e de Aquisição do Português (L2) por Surdos. Goiânia, Go: Cânone, 2010.
SILVA, Giselli Mara da. Transitando entre a Libras e o Português na sala de aula: em busca de estratégias visuais de ensino da leitura. Revista X, Curitiba, v. 13, n. 1, p. 206-229, 2018. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/revistax/article/view/60793/36652. Acesso em: 15 jun. 2023.
SILVA, Ivani Rodrigues; SANTOS, Maria Elena Pires Línguas negadas: repertórios linguísticos e práticas translíngues de alunos surdos. In: ROCHA, Claudia Hilsdorf; EL KADRI, Michele Salles; WINDLE, Joel Austin (org.). Diálogos sobre tecnologia educacional: educação linguística, mobilidade e práticas translíngues. Campinas, SP: Pontes, p. 269-301, 2017.
SOUZA, Adriana Alves Novais; SILVA, Veleida Anahí da; SOUZA, Rita de Cácia Santos. Interculturalidade e inclusão: uma crítica às políticas de inclusão de surdos no Brasil. Debates em Educação, v. 13, n. esp., p. 267–281, 2021. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/12051/9091. Acesso em: 21 out. 2023.
TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gramática e interação: uma proposta para o ensino de gramática no 1º e 2º graus. São Paulo: Cortez, 1996.
TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Universidade e educação linguística. Revista da Unisul, São Paulo, v. 3, n. 4, p. 85‐98, 1998.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS. Curso de Letras-Português e Literaturas da Língua Portuguesa-Unidade Sede. Projeto Político Pedagógico do Curso de Letras-Português e Literaturas da Língua Portuguesa. Alfenas, 2019. Disponível em: http://academico.unifal-mg.edu.br/sitecurso/arquivositecurso.php?arquivoId=315. Acesso em: 27 mar. 2023.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS. Curso de Pedagogia-Campus Sertão. Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia. Delmiro Gouveia, 2018a. Disponível em: https://ufal.br/estudante/graduacao/projetos-pedagogicos/campus_sertao/projeto-pedagogico-pedagogia-licenciatura-2018.pdf/view. Acesso em: 14 nov. 2022.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS. Curso de Letras-Português-Campus Arapiraca. Projeto Pedagógico do Curso de Letras-Português. Arapiraca, 2018b. Disponível em: https://arapiraca.ufal.br/graduacao/letras/documentos/projetos-pedagogicos/projeto-pedagogico-2018/view. Acesso em: 14 nov. 2022.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ. Curso de Letras-Português-Campus Santana. Ementa do Curso de Letras-Português. Santana, 2019. Disponível em: https://www2.unifap.br/letras-santana/files/2022/09/Ementa-Individualizada-Portugues-como-Lingua-Estrangeira-e-Segunda-Lingua.pdf. Acesso em: 24 jan. 2023.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE. Curso de Pedagogia-Campus Campina Grande. Matriz Curricular do Curso de Pedagogia. Campina Grande-PB, 2022. Disponível em: http://pedagogiaufcg.blogspot.com/p/ppp-do-curso-de-pedagogia-ufcg.html. Acesso em: 16 dez. 2022.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS. Curso de Letras-Português-Campus Samambaia. Projeto Político Pedagógico do Curso de Letras-Português. Goiânia, 2014. Disponível em: https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/25/o/2014_PPC_port.pdf. Acesso em: 04 nov. 2022.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO DO SUL. Curso de Pedagogia-Campus Aquidauana. Projeto Político Pedagógico do Curso de Pedagogia. Aquidauana, 2017. Disponível em: https://boletimoficial.ufms.br/bse/publicacao?id=306508. Acesso em: 04 nov. 2022.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO DO SUL. Curso de Pedagogia-Campus Ponta Porã. Projeto Político Pedagógico do Curso de Pedagogia. Ponta Porã, 2018a. Disponível em: https://cppp.ufms.br/files/2020/05/Curr%C3%ADculo-atualizado-do-Projeto-Pedag%C3%B3gico-do-Curso-de-Pedagogia.pdf. Acesso em: 04 nov. 2022.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO DO SUL. Curso de Letras-Português Literatura-Campus Três Lagoas. Projeto Político Pedagógico do Curso de Letras-Português Literatura. Três Lagoas, 2018b. Disponível em: https://cptl.ufms.br/projeto-pedagogico-de-curso-letras/. Acesso em: 04 nov. 2022.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO DO SUL. Curso de Pedagogia-Campus Três Lagoas. Estrutura Curricular do Curso de Pedagogia. Três Lagoas, 2018c. Disponível em: https://cptl.ufms.br/estrutura-curricular-pedagogia/. Acesso em: 04 nov. 2022.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO DO SUL. Curso de Pedagogia-Campus Naviraí. Estrutura Curricular do Curso de Pedagogia. Naviraí, 2018d. Disponível em: https://cpnv.ufms.br/files/2020/08/Nova-Estrutura-Curricular-do-Curso-de-Pedagogia-a-partir-de-2019.pdf. Acesso em: 04 nov. 2022.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO DO SUL. Curso de Letras-Português Literatura-Campus Aquidauana. Projeto Político Pedagógico do Curso de Letras-Português Literatura. Aquidauana, 2018e. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1jKlYVbJqonzntsaIrRUDkJlgKZs9Klkp/view. Acesso em: 2 nov. 2022.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO DO SUL. Curso de Pedagogia-Campus Campo Grande. Projeto Político Pedagógico do Curso de Pedagogia. Campo Grande, 2019a. Disponível em: https://faed.ufms.br/files/2021/09/PPC-Completo-2019.pdf. Acesso em: 2 nov. 2022.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO DO SUL. Curso de Pedagogia-Campus Pantanal. Projeto Político Pedagógico do Curso de Pedagogia. Corumbá, 2019b. Disponível em: https://cpan.ufms.br/files/2014/08/Res-COGRAD-Pedagogia-Licenciatura-Cpan.pdf. Acesso em: 04 nov. 2022.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO DO SUL. Curso de Letras-Campus Coxim. Grade Curricular do Curso de Letras. Coxim, 2022a. Disponível em: https://ensino.ufms.br/cursos/grade/0805. Acesso em: 02 nov. 2022.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO DO SUL. Curso de Letras-Português-Agência de educação digital e a distância. Estrutura Curricular do Curso de Letras-Português. Educação a distância, 2022b. Disponível em: https://ensino.ufms.br/cursos/grade/3204. Acesso em: 02 nov. 2022.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO DO SUL. Curso de Pedagogia- Agência de educação digital e a distância. Estrutura Curricular do Curso de Pedagogia. Educação a distância, 2022c. Disponível em: https://ensino.ufms.br/cursos/grade/3201. Acesso em: 02 nov. 2022.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO. Curso de Letras-Português-Instituto de Ciências Humanas e Sociais. Projeto Político Pedagógico do Curso de Letras-Português. Mariana, 2019. Disponível em: https://ichs.ufop.br/sites/default/files/ichs/files/resolucao_cepe_7750_ltp.pdf?m=1592322845. Acesso em: 11 fev. 2023.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ. Curso de Letras-Português-Campus Universitário de Abaetetuba. Matriz Curricular do Curso de Letras-Português. Abaetetuba-PA, 2022. Disponível em: https://sigaa.ufpa.br/sigaa/public/curso/resumo_curriculo.jsf. Acesso em: 10 jan. 2023.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE. Curso de Letras-Língua Portuguesa-Campus Carreiro. Matriz Curricular do Curso de Letras-Língua Portuguesa. Carreiros, 2023. Disponível em: https://sistemas.furg.br/sistemas/paginaFURG/publico/bin/cursos/tela_qsl_visual.php?cd_curso=061*994. Acesso em: 15 abr. 2023.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE. Curso de Pedagogia-Campus Caicó. Projeto Político Pedagógico do Curso de Pedagogia. Caicó-RN, 2018. Disponível em: https://sigaa.ufrn.br/sigaa/public/curso/ppp.jsf?lc=pt_BR&id=2000064. Acesso em: 16 dez. 2022.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL. Curso de Licenciatura em Letras-Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa-Campus do Vale. Matriz Curricular do Curso de Licenciatura em Letras-Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa. Porto Alegre, 2023. Disponível em: https://www1.ufrgs.br/Graduacao/xInformacoesAcademicas/curriculo.php?CodHabilitacao=109&CodCurriculo=318&sem=2021012. Acesso em: 19 abr. 2023.
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA. Curso de Letras-Língua Portuguesa-Campus Tomé Açú. Projeto Político Pedagógico do Curso de Letras-Língua Portuguesa. Tomé Açú-PA, 2018. Disponível em: https://proen.ufra.edu.br/images/ppcs/tome_acu/ppc_portugues_tome_acu.pdf. Acesso em: 12 jan. 2023.
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI. Curso de Pedagogia-Educação a distância. Projeto Político Pedagógico do Curso de Pedagogia. Diamantina, 2018. Disponível em: http://www.ead.ufvjm.edu.br/wp-content/uploads/2019/02/Projeto-Pedagogia-EaD-MODIFICADO-29-01-19-final-corrigido.pdf. Acesso em: 10 fev. 2023.
VIEIRA-MACHADO, Lucyenne Matos da Costa; VIEIRA-MACHADO, Leonardo Lúcio. Práticas e políticas de ensino de língua portuguesa como L2 para surdos usuários de Libras. Revista (Con)Textos Linguísticos, Vitória, v. 14, n. 27, p. 320-339, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/27431. Acesso em: 23 out. 2023.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Liliane Lima Paz, Gilmara dos Reis Ribeiro
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais pertencem aos autores do texto.