“EU NÃO APRENDI COM NINGUÉM, EU APRENDI FOI SONHANDO”

NARRATIVAS DE MEMÓRIAS DE APRENDIZADO DE REZADEIRAS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47295/mren.v13i4.1844

Palabras clave:

Formas poéticas orais, Rezadeiras, Narrativa de memória de aprendizado

Resumen

Este artigo é proveniente de um recorte da minha dissertação de mestrado[1] . Nele, exploramos as narrativas sobre a transmissibilidade do conhecimento da reza, focando no aprendizado onírico e da vigília. Defendemos que, diferentemente do que afirma Quintana (1999), que divide as rezadeiras entre as que aprendem por experiência sobrenatural e as que seguem um mestre e dada a pluralidade das narrativas de aprendizado que encontramos, não há uma separação clara entre os modos de aprendizado. Primeiramente, identificamos que o aprendizado via sonhos, embora inicialmente pareça apenas sobrenatural, envolve uma relação dialógica e enunciativa entre sujeito e ambiente e estados de vigília e de sono. Em segundo lugar, outros testemunhos revelam formas de aprendizado comunitário ou espiritual, onde o conhecimento é transmitido oralmente por mestres ou acessado quando necessário. Essas variações, portanto, desafiam a noção tradicional de aprendizado. 

Biografía del autor/a

José Soares Filho, Universidade Regional do Cariri

Possui graduação em História pela Universidade Regional do Cariri (2022). Mestre em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da URCA. Membro no Núcleo de Estudos Linguísticos e Literários - NETLLI (URCA). Tem experiência na área de História, com ênfase em História Cultural, atuando principalmente nos seguintes temas: gêneros do discurso, livro didático, preconceito racial; e na área de Letras com ênfase em ensino de LIBRAS e pesquisas em Tradição oral popular no Cariri. 

Edson Soares Martins, Universidade Regional do Cariri

Possui doutorado (2010) em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (PPGL/UFPB). Concluiu estágio pós-doutoral junto ao PROLING-UFPB. Atualmente é Professor Associado (Referência O) de Literatura Brasileira, na Universidade Regional do Cariri (URCA), onde também professor permanente no Programa de Pós-Graduação em Letras e coordenador do Programa, na mesma IES. Tem experiência na área de Literatura, com ênfase em Literatura Brasileira e Literatura Oral Popular, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura brasileira, poesia, conto oral popular, além de estudar, à luz da contribuição teórica bakhtiniana, a narrativa curta moderna e contemporânea, as formas da estética oral popular e literaturas africanas. Editor-geral de Macabéa - Revista Eletrônica do Netll e Editor-Adjunto de Miguilim - Revista Eletrônica do Netlli.

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Publicado

2024-11-14

Cómo citar

Soares Filho, J., & Martins, E. S. (2024). “EU NÃO APRENDI COM NINGUÉM, EU APRENDI FOI SONHANDO”: NARRATIVAS DE MEMÓRIAS DE APRENDIZADO DE REZADEIRAS. Macabéa - Revista Eletrônica Do Netlli, 13(4), 38–54. https://doi.org/10.47295/mren.v13i4.1844

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