A DENÚNCIA SOCIAL NO PERCURSO ENUNCIATIVO DO GÊNERO ROMANCE-REPORTAGEM
DOI:
https://doi.org/10.47295/mren.v12i4.1168Palabras clave:
Romance-reportagem, Enunciado, Gênero do discurso.Resumen
Em meio à profusão de gêneros discursivos que vemos atualmente, nas mais diferentes esferas, o romance-reportagem tem obtido um lugar de destaque ao revelar internacionalmente diversos bestsellers no gênero, além de inspirar a produção de filmes, documentários e podcasts. Entretanto, sua análise comumente ainda permanece limitada entre acepções sobre as suas instâncias narrativas ou seu caráter unicamente denunciativo, herança do jornalismo. Numa tentativa de fugir dessa polarização teórica, o presente ensaio propõe uma discussão sobre as características e peculiaridades do enunciado no romance-reportagem, e como a atitude denunciativa do autor se converte em escolhas linguístico-discursivas no cerne da unidade da obra. Como referência a essas discussões, tomaremos como aporte teórico os conceitos de enunciado-enunciação desenvolvidos por Bakhtin e o Círculo para refletir sobre a construção do percurso enunciativo nesse gênero do discurso, a partir dos traços constitutivos que lhes são próprios, assentados na prototipicidade de um romance-reportagem, e não sob a ambiguidade do que não é: romance ou reportagem.
Citas
AMORIN, Marilia. Memória do objeto: uma transposição bakthiniana e algumas questões para a educação. BAKHTINIANA, São Paulo, v. 1, n.1, p. 8-22, 1o sem. 2009.
BAKHTIN, Mikhail. Problemas da poética de Dostoiévski. 5. ed. revista. Tradução, notas e prefácio de Paulo Bezerra. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2018.
BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. (Organização, tradução, posfácio e notas Paulo Bezerra, notas da edição russa Serguei Botcharov), 1ª ed., São Paulo: Editora 34, 2016.
BAKHTIN, Mikhail. Teoria do romance I: a estilística. Org. da edição russa de Serguei Botcharov e Vadim Kójinov. Tradução, prefácio, notas e glossário de Paulo Bezerra. São Paulo: Editora 34, 2015.
BAKHTIN, Mikhail. O discurso no romance. In: Questões de literatura e de estética: a teoria do romance. Trad. Aurora F. Bernardini et alii. 6 ed. São Paulo: Hucitec, 2010.
BAKHTIN, Mikhail. Estética da Criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
BRADBURY, Malcolm. O romance americano moderno. Rio de Janeiro: Zahar, 1991.
BULHÕES, Marcelo. Jornalismo e literatura em convergência. São Paulo: Ática, 2007.
COSSON, Rildo. Romance-reportagem: o gênero. Brasília: Editora UnB, 2001.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. Vol. 1. São Paulo: Editora 34, 1995.
FLORES, Valdir do Nascimento et al. Dicionário de linguística da enunciação. São Paulo: Contexto, 2009.
KOVACH, Bill e ROSENSTIEL, Tom. Os elementos do jornalismo: o que os jornalistas devem saber e o público exigir. 2. ed. São Paulo: Geração Editorial, 2004.
MARCONDES FILHO, Ciro. Comunicação e jornalismo: a saga dos cães perdidos.
S.P. Hacker. 2001.
MARCUSCHI, Luiz António. Gêneros textuais: o que são e como se constituem. Recife: Universidade Federal de Pernambuco. Texto inédito, 2000.
MEDVIÉDEV, Pável Nikoláievitch. O método formal nos estudos literários: introdução crítica a uma poética sociológica. Tradução de Sheila Camargo Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. São Paulo: Contexto, 2012.
PENA, Felipe. Jornalismo literário. São Paulo: Contexto, 2006.
PEREIRA, Sônia Virginia Martins; RODRIGUES, Siane Gois Cavalcanti [Orgs.] Diálogos em Verbetes. Coletânea Verbetes. noções e conceitos da Teoria Dialógica da Linguagem. São Carlos: Pedro & João Editores, 2022.
SOEIRO, Ítalo. Responsividade. In: PEREIRA, Sônia Virginia Martins; RODRIGUES, Siane Gois Cavalcanti [Orgs.] Diálogos em Verbetes. Coletânea Verbetes. Noções e conceitos da Teoria Dialógica da Linguagem. São Carlos: Pedro & João Editores, 2022.
VOLÓCHINOV, Valentin (Círculo de Bakhtin). Marxismo e filosofia da linguagem. Problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Tradução, notas e glossário de Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. Ensaio introdutório de Sheila Grillo. São Paulo: Editora 34, 2017, p. 91-102.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Luis Carlos Venceslau Vieira de Lima, Sônia Virgínia Martins Pereira
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).