RELAÇÕES INTERTEXTUAIS E EFEITOS DE SENTIDOS NO GÊNERO MEME
DOI:
https://doi.org/10.47295/mren.v12i3.1034Resumen
Objetivamos analisar as relações intertextuais por coopresença em exemplares do gênero meme. A partir disso, temos dois objetivos específicos, a saber: (a) identificar diferentes categorias intertextuais em exemplares de memes veiculados na Internet e (b) compreender os efeitos de sentido construídos a partir das relações intertextuais por coopresença nos memes selecionados. Para tanto, construímos um corpus com 6 (seis) memes vinculados na Internet, no período de 2019-2023. Este trabalho é de cunho qualitativo de abordagem interpretativa. Assim, os dados obtidos foram analisados e interpretados à luz da literatura pertinente sobre a temática em tela. Dentre os estudos que compreendem o aporte teórico, destacamos Piégay-Gross (1996); Koch, Bentes e Cavalcante (2008); Fávero Koch (2012), Koch (2015, 2017); Lima et al. (2021), dentre outros. As análises revelaram que, no corpus deste estudo, as relações intertextuais por coopresença ocorrem por meio das seguintes categorias: referência, alusão e citação. Dentre as conclusões a que chegamos, cabe salientar que, no contexto dos memes selecionados, as relações intertextuais são de suma importância para a composição e funcionamento desse gênero textual. Ademais, as relações intertextuais promovem a construção de diferentes efeitos de sentido como críticas, posicionamentos políticos, alertas e, sobretudo, o humor.
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