O PAPEL DA ARGUMENTAÇÃO NA OBRA GAIBÉUS DE ALVES REDOL
DOI:
https://doi.org/10.47295/mren.v12i1.460Resumo
O foco deste estudo é a análise da Teoria da Argumentação no discurso, a Nova Retórica, na obra Gaibéus, de Alves Redol, que foi o marco do Neorrealismo em Portugal. A pesquisa desenvolvida tem como objetivo principal analisar os processos argumentativos na obra supracitada. Quanto aos objetivos específicos, buscamos identificar teses, valores e hierarquias em excertos retirados do livro, especificamente no discurso do narrador. A discussão, teoricamente, está fundamentada nos estudos da argumentação de base perelmaniana, aproveitando-se também das propostas de Abreu (1999), Reboul (2004), Souza (2008), Sousa (2017, 2021), entre outros. No campo literário, temos Moisés (2013), Reis (2005), Redol (1976) e ainda artigos referentes à temática escolhida. Quanto ao método, a pesquisa é exploratória, e os procedimentos de cunho qualitativo, pois buscamos interpretar os valores no discurso do autor/orador com o objetivo de compreender os fenômenos e significados acerca do assunto. Percebemos, ao longo da análise, como o orador usou em seu discurso processos argumentativos para convencer seu público/auditório acerca da realidade socioeconômica e política do seu tempo. As teses, ancoradas nos valores hierarquizados, destacam questões sociais relevantes e atuais como: exploração do homem pelo homem, opressão, violência, desumanização, miséria, fome, injustiças, baixa remuneração, luta de classes, desigualdade, exploração sexual, dentre outros. A pesquisa evidenciou que o estudo da argumentação está na composição da linguagem humana, sobretudo em obras as quais representam um sentimento coletivo de indignação contra a realidade opressora, como na obra Gaibéus.
Referências
ABREU, Antonio Suárez. A arte de argumentar: gerenciando razão e emoção. São Paulo: Ateliê Editorial, 1999.
AMBIRES. Juarez Donizete. O Neorrealismo em Portugal: escritores, história e estética. Revista Trama, Vol. 9, n.17, 1º semestre de 2013, P. 95-107. Disponível em:
<https://e-revista.unioeste.br/index.php/trama/article/view/8207/6054>. Acesso em 08 de agosto de 2022.
FITZGIBBON, Vanessa. Estado e Resistência Cultural: O caso do Neorrealismo Português. Nau Literária, [S.I.], v. 9, n. 1, 22013. DOI: 10.22456/1981-4526.399667. Disponível em:
https://seer.ufrgs.br/index.php/NauLiteraria/article/view/39967/27599. Acesso em 08 de agosto de 2022.
IDE, Pascal. A arte de pensar. 2 ed. Tradução de P. NEVES. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
MOISES, Massaud. A Literatura Portuguesa. 37. ed., rev. e atual. – 1ª reimp. – São Paulo: Cultrix, 2013.
PERELMAN, C.; OLBRESCHTS-TYTECA, L. Tratado de argumentação: a nova retórica. Tradução Maria Ermantina Galvão Pereira. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2014.
REBOUL, Olivier. Introdução à retórica. Tradução Ivone Castilho Benedetti. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
REDOL, António Alves. Gaibéus. Lisboa: Publicações Europa América, 1976.
REIS, Carlos. Introdução à leitura de uma abelha na chuva. 2. ed. Coimbra: Livraria Almedina, 2005.
RESENDE, Kellen Millene Camargos. Repressão e silêncio em Gaibéus de Alves Redol. Revista Temporis, v.9, n. 1, 2008. Disponível em:
https://www.revista.ueg.br/index.php/temporisacao/article/view/5988. Acesso em: 08 de agosto de 2022.
SOUSA, Maria do Socorro Cordeiro de. A argumentação no ensino de Português: Da produção à análise de artigos e opinião sobre o “caso Francisca do Socorro” em Milagres/Ce. Maria do Socorro Cordeiro de Sousa. Pau dos Ferros, 2017. 148p.
SOUSA, Maria do Socorro Cordeiro.; SOUZA, Gilton Sampaio de.; MOREIRA, M. C. DE. F. A. A quem se dirigem os oradores no discurso jurídico? O auditório na construção de argumentos de defesa e acusação sobre o assassinato de uma adolescente. SIGNÓTICA, 2019, V.31: E 50567.
SOUSA, Maria do Socorro Cordeiro de. Argumentação e memórias em discursos sobre a comunidade São Benedito, em Pau dos Ferros. Maria do Socorro Cordeiro de Sousa. Pau dos Ferros, 2021. 269p.
SOUZA, Gilton Sampaio de. Argumentação no discurso: questões conceituais. In: FREITAS, Alessandra Cardoso de; RODRIGUES, Lilian de Oliveira; SAMPAIO, Maria Lucia Pessoa (Orgs.) Linguagem, discurso e cultura: múltiplos objetos e abordagens. Pau dos Ferros: Queima Bucha, 2008.
TAQUETTE, Stella. Análise de Dados de Pesquisa Qualitativa de Saúde. Faculdades de Ciências Médicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil, 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Rosângela Gonçalo de Araújo, Maria do Socorro Cordeiro de Sousa , Paulo Cesar Ferreira Soares
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).