“EU NÃO APRENDI COM NINGUÉM, EU APRENDI FOI SONHANDO”

NARRATIVAS DE MEMÓRIAS DE APRENDIZADO DE REZADEIRAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47295/mren.v13i4.1844

Palavras-chave:

Formas poéticas orais, Rezadeiras, Narrativa de memória de aprendizado

Resumo

Este artigo é proveniente de um recorte da minha dissertação de mestrado[1] . Nele, exploramos as narrativas sobre a transmissibilidade do conhecimento da reza, focando no aprendizado onírico e da vigília. Defendemos que, diferentemente do que afirma Quintana (1999), que divide as rezadeiras entre as que aprendem por experiência sobrenatural e as que seguem um mestre e dada a pluralidade das narrativas de aprendizado que encontramos, não há uma separação clara entre os modos de aprendizado. Primeiramente, identificamos que o aprendizado via sonhos, embora inicialmente pareça apenas sobrenatural, envolve uma relação dialógica e enunciativa entre sujeito e ambiente e estados de vigília e de sono. Em segundo lugar, outros testemunhos revelam formas de aprendizado comunitário ou espiritual, onde o conhecimento é transmitido oralmente por mestres ou acessado quando necessário. Essas variações, portanto, desafiam a noção tradicional de aprendizado. 

Biografia do Autor

José Soares Filho, Universidade Regional do Cariri

Possui graduação em História pela Universidade Regional do Cariri (2022). Mestre em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da URCA. Membro no Núcleo de Estudos Linguísticos e Literários - NETLLI (URCA). Tem experiência na área de História, com ênfase em História Cultural, atuando principalmente nos seguintes temas: gêneros do discurso, livro didático, preconceito racial; e na área de Letras com ênfase em ensino de LIBRAS e pesquisas em Tradição oral popular no Cariri. 

Edson Soares Martins, Universidade Regional do Cariri

Possui doutorado (2010) em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (PPGL/UFPB). Concluiu estágio pós-doutoral junto ao PROLING-UFPB. Atualmente é Professor Associado (Referência O) de Literatura Brasileira, na Universidade Regional do Cariri (URCA), onde também professor permanente no Programa de Pós-Graduação em Letras e coordenador do Programa, na mesma IES. Tem experiência na área de Literatura, com ênfase em Literatura Brasileira e Literatura Oral Popular, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura brasileira, poesia, conto oral popular, além de estudar, à luz da contribuição teórica bakhtiniana, a narrativa curta moderna e contemporânea, as formas da estética oral popular e literaturas africanas. Editor-geral de Macabéa - Revista Eletrônica do Netll e Editor-Adjunto de Miguilim - Revista Eletrônica do Netlli.

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Publicado

2024-11-14

Como Citar

Soares Filho, J., & Martins, E. S. (2024). “EU NÃO APRENDI COM NINGUÉM, EU APRENDI FOI SONHANDO”: NARRATIVAS DE MEMÓRIAS DE APRENDIZADO DE REZADEIRAS. Macabéa - Revista Eletrônica Do Netlli, 13(4), 38–54. https://doi.org/10.47295/mren.v13i4.1844

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