AS NARRATIVAS FÍLMICAS DE SLASHER

UMA ANÁLISE COMPARATIVA SOBRE AS ESTRATÉGIAS DE METAFICÇÃO.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47295/mren.v13i2.1640

Palavras-chave:

Slasher. Metaficção. Terror

Resumo

Neste trabalho objetivamos mostrar a relação entre a teoria da Metaficção em narrativas fílmicas do gênero de horror conhecido como Slasher. Sob a visão de Waugh (1984), exploramos a história e os aspectos funcionais da teoria metaficcional, e usamos Hutcheon (1984) para entender como a autorreflexividade se manifesta nestas narrativas. Já nos aspectos próprios do estudo sobre o gênero em questão, utilizamos o trabalho de Ponte (2011) e de Cherry (2009) para mostrar como essas narrativas podem estar conectadas a influência do cinema na cultura e na organização social de determinados nichos de mercado. Analisamos, ao todo, recortes de 1 filme e de 2 episódios de séries do subgênero Slasher: 1- Condado Macabro de 2015; o episódio piloto de Slasher lançado em 2016 e o episódio piloto da série derivada do filme Scream de 2015.  Tendo isto em vista, discutimos as mudanças estruturais da passagem do gênero fílmico para a série televisiva, especialmente no caso da série de Wes Craven, originada de um conjunto fílmico anterior. Descobrimos que todos os objetos analisados apresentaram, de forma implícita ou explícita, uma correlação entre a Metaficção e intertextualidade, especialmente através do próprio questionamento do fazer ficção e da descrição de seus personagens, bem como da associação de símbolos como forma de comunicação. 

Biografia do Autor

Shalatiel Bernardo Martins, Universidade Regional do Cariri

Possui graduação em Letras Português/Inglês pela Universidade Regional do Cariri (URCA), Mestrado em Linguagem e Ensino pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Atualmente é Professor Efetivo da Universidade Regional do Cariri, Coordenador Geral do Núcleo de Línguas (NUCLIN) da URCA e Chefe do Departamento de Línguas e Literaturas (DLL). Atuou como coordenador de área PIBID entre 2018 e 2021, foi coordenador do Núcleo de línguas (2018-2020) e coordenador de pós graduação lato sensu da PRPGP (2021). Pesquisa sobre representações sociais, tradução, cultura,multiletramentos, multimodalidades e o ensino de língua inglesa.

Guilherme Mariano Martins da Silva , Universidade Regional do Cariri

Doutor em Teoria da Literatura pela Unesp de São José do Rio Preto, instituição na qual realizou toda a sua formação acadêmica superior. Atualmente leciona literatura norte americana e língua inglesa na Universidade Regional do Cariri (URCA), sendo professor permanente no Programa de Pós-Graduação em Letras na mesma IES.Como membro do grupo de pesquisa NETLLI, suas pesquisas atuais estão voltadas para as relações de homologia estrutural entre o romance e outras artes, metaficção e metanarração, assim como para as questões de ensino-aprendizagem e internacionalização em casa nas interações de Teletandem.

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Publicado

2024-06-27

Como Citar

Bernardo Martins, S. ., & Mariano Martins da Silva , G. (2024). AS NARRATIVAS FÍLMICAS DE SLASHER: UMA ANÁLISE COMPARATIVA SOBRE AS ESTRATÉGIAS DE METAFICÇÃO. Macabéa - Revista Eletrônica Do Netlli, 13(2), 30–46. https://doi.org/10.47295/mren.v13i2.1640