O trânsito lunar do sentido em Ronaldo Correia de Brito

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47295/mren.v11i1.164

Palavras-chave:

Ronaldo Correia de Brito, Conto, Estilo

Resumo

Este trabalho tem como objetivo realizar uma análise que aponte as diferentes construções de sentido presentes no conto Lua Cambará, do escritor Ronaldo Correia de Brito. Através da evidenciação de instâncias narrativas e elementos internos do conto, propõe-se uma divisão em quatro partes que manifestam a relação da personagem Lua Cambará e a Lua. Neste sentido, foram utilizados como base principal os conceitos de Bakhtin (1992), apoiado por alguns teóricos como Benjamin (1987) e Todorov (2003), para entendermos as construções de sentido que emergem da relação indissociável entre conteúdo, forma e estilo.

 

DOI: https://doi.org/10.47295/mren.v11i1.164

Biografia do Autor

Carlos Henrique Nunes de Araújo Pereira, Universidade Regional do Cariri

Professor de Língua Portuguesa pela Universidade Regional do Cariri (URCA). Técnico em Informática para Internet pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE - Campus Crato.

Edson Soares Martins, Universidade Regional do Cariri

Possui doutorado (2010) em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (PPGL/UFPB). Concluiu estágio pós-doutoral junto ao PROLING-UFPB. Atualmente é Professor Associado (Referência O) de Literatura Brasileira, na Universidade Regional do Cariri (URCA), onde também ocupa o cargo de Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa, além de ser professor permanente no Programa de Pós-Graduação em Letras, na mesma IES. Tem experiência na área de Literatura, com ênfase em Literatura Brasileira e Literatura Oral Popular, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura brasileira, poesia, conto oral popular, além de estudar, à luz da contribuição teórica bakhtiniana, a narrativa curta moderna e contemporânea, as formas da estética oral popular e literaturas africanas. Editor-geral de Macabéa - Revista Eletrônica do Netll e Editor-Adjunto de Miguilim - Revista Eletrônica do Netlli.

Downloads

Publicado

2022-03-30