A DENÚNCIA SOCIAL NO PERCURSO ENUNCIATIVO DO GÊNERO ROMANCE-REPORTAGEM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47295/mren.v12i4.1168

Palavras-chave:

Romance-reportagem, Enunciado, Gênero do discurso.

Resumo

Em meio à profusão de gêneros discursivos que vemos atualmente, nas mais diferentes esferas, o romance-reportagem tem obtido um lugar de destaque ao revelar internacionalmente diversos bestsellers no gênero, além de inspirar a produção de filmes, documentários e podcasts. Entretanto, sua análise comumente ainda permanece limitada entre acepções sobre as suas instâncias narrativas ou seu caráter unicamente denunciativo, herança do jornalismo. Numa tentativa de fugir dessa polarização teórica, o presente ensaio propõe uma discussão sobre as características e peculiaridades do enunciado no romance-reportagem, e como a atitude denunciativa do autor se converte em escolhas linguístico-discursivas no cerne da unidade da obra. Como referência a essas discussões, tomaremos como aporte teórico os conceitos de enunciado-enunciação desenvolvidos por Bakhtin e o Círculo para refletir sobre a construção do percurso enunciativo nesse gênero do discurso, a partir dos traços constitutivos que lhes são próprios, assentados na prototipicidade de um romance-reportagem, e não sob a ambiguidade do que não é: romance ou reportagem.

Biografia do Autor

Luis Carlos Venceslau Vieira de Lima, Universidade Federal de Pernambuco

Doutorando em Letras-Linguistica pela Universidade Federal de Pernambuco (2022). Mestre em Comunicação pela Universidade Federal da Paraíba (2017). Graduação em Arte e Mídia pela Universidade Federal de Campina Grande (2010). Graduação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal da Paraíba (2005).

Sônia Virgínia Martins Pereira, Universidade Federal de Pernambuco

Graduada em Letras, especialista em Linguística aplicada ao ensino da língua portuguesa, com Mestrado e Doutorado em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco. Professora da Universidade Federal de Pernambuco, no Departamento de Letras, do Centro de Artes e Comunicação. Professora do Programa de Pós-Graduação em Letras da da UFPE, na área de concentração Linguística e na linha de pesquisa 2- Estudos textuais e discursivos de práticas sociais, com ênfase na Teoria dialógica do discurso, Análise do discurso digital, Análise de gêneros textuais/discursivos, Letramentos e escrita acadêmica. Líder do Grupo de Pesquisa, vinculado ao diretório CNPq, Rede de Estudos Dialógicos (RED), da Universidade Federal de Pernambuco, link dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3761470262833114; membro do grupo de pesquisa/CNPq GESTO (Grupo de Estudos do Texto), da Universidade Federal de Pernambuco, link dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6005617868860157; e membro do grupo de pesquisa LEPDIC/CNPq Letramentos e Práticas Discursivas (LEPRADIS/2013), da Universidade de Pernambuco, link http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/338050. Desenvolve pesquisas nas áreas de Análise dialógica do discurso, Análise do discurso digital, Análise de gêneros, escrita e letramento acadêmico.

Referências

AMORIN, Marilia. Memória do objeto: uma transposição bakthiniana e algumas questões para a educação. BAKHTINIANA, São Paulo, v. 1, n.1, p. 8-22, 1o sem. 2009.

BAKHTIN, Mikhail. Problemas da poética de Dostoiévski. 5. ed. revista. Tradução, notas e prefácio de Paulo Bezerra. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2018.

BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. (Organização, tradução, posfácio e notas Paulo Bezerra, notas da edição russa Serguei Botcharov), 1ª ed., São Paulo: Editora 34, 2016.

BAKHTIN, Mikhail. Teoria do romance I: a estilística. Org. da edição russa de Serguei Botcharov e Vadim Kójinov. Tradução, prefácio, notas e glossário de Paulo Bezerra. São Paulo: Editora 34, 2015.

BAKHTIN, Mikhail. O discurso no romance. In: Questões de literatura e de estética: a teoria do romance. Trad. Aurora F. Bernardini et alii. 6 ed. São Paulo: Hucitec, 2010.

BAKHTIN, Mikhail. Estética da Criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

BRADBURY, Malcolm. O romance americano moderno. Rio de Janeiro: Zahar, 1991.

BULHÕES, Marcelo. Jornalismo e literatura em convergência. São Paulo: Ática, 2007.

COSSON, Rildo. Romance-reportagem: o gênero. Brasília: Editora UnB, 2001.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. Vol. 1. São Paulo: Editora 34, 1995.

FLORES, Valdir do Nascimento et al. Dicionário de linguística da enunciação. São Paulo: Contexto, 2009.

KOVACH, Bill e ROSENSTIEL, Tom. Os elementos do jornalismo: o que os jornalistas devem saber e o público exigir. 2. ed. São Paulo: Geração Editorial, 2004.

MARCONDES FILHO, Ciro. Comunicação e jornalismo: a saga dos cães perdidos.

S.P. Hacker. 2001.

MARCUSCHI, Luiz António. Gêneros textuais: o que são e como se constituem. Recife: Universidade Federal de Pernambuco. Texto inédito, 2000.

MEDVIÉDEV, Pável Nikoláievitch. O método formal nos estudos literários: introdução crítica a uma poética sociológica. Tradução de Sheila Camargo Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. São Paulo: Contexto, 2012.

PENA, Felipe. Jornalismo literário. São Paulo: Contexto, 2006.

PEREIRA, Sônia Virginia Martins; RODRIGUES, Siane Gois Cavalcanti [Orgs.] Diálogos em Verbetes. Coletânea Verbetes. noções e conceitos da Teoria Dialógica da Linguagem. São Carlos: Pedro & João Editores, 2022.

SOEIRO, Ítalo. Responsividade. In: PEREIRA, Sônia Virginia Martins; RODRIGUES, Siane Gois Cavalcanti [Orgs.] Diálogos em Verbetes. Coletânea Verbetes. Noções e conceitos da Teoria Dialógica da Linguagem. São Carlos: Pedro & João Editores, 2022.

VOLÓCHINOV, Valentin (Círculo de Bakhtin). Marxismo e filosofia da linguagem. Problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Tradução, notas e glossário de Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. Ensaio introdutório de Sheila Grillo. São Paulo: Editora 34, 2017, p. 91-102.

Downloads

Publicado

2023-12-28

Como Citar

Venceslau Vieira de Lima, L. C., & Martins Pereira, S. V. (2023). A DENÚNCIA SOCIAL NO PERCURSO ENUNCIATIVO DO GÊNERO ROMANCE-REPORTAGEM. Macabéa - Revista Eletrônica Do Netlli, 12(4), 14–30. https://doi.org/10.47295/mren.v12i4.1168