RELAÇÕES INTERTEXTUAIS E EFEITOS DE SENTIDOS NO GÊNERO MEME

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47295/mren.v12i3.1034

Resumo

Objetivamos analisar as relações intertextuais por coopresença em exemplares do gênero meme. A partir disso, temos dois objetivos específicos, a saber: (a) identificar diferentes categorias intertextuais em exemplares de memes veiculados na Internet e (b) compreender os efeitos de sentido construídos a partir das relações intertextuais por coopresença nos memes selecionados. Para tanto, construímos um corpus com 6 (seis) memes vinculados na Internet, no período de 2019-2023. Este trabalho é de cunho qualitativo de abordagem interpretativa. Assim, os dados obtidos foram analisados e interpretados à luz da literatura pertinente sobre a temática em tela. Dentre os estudos que compreendem o aporte teórico, destacamos Piégay-Gross (1996); Koch, Bentes e Cavalcante (2008); Fávero Koch (2012), Koch (2015, 2017); Lima et al. (2021), dentre outros. As análises revelaram que, no corpus deste estudo, as relações intertextuais por coopresença ocorrem por meio das seguintes categorias: referência, alusão e citação. Dentre as conclusões a que chegamos, cabe salientar que, no contexto dos memes selecionados, as relações intertextuais são de suma importância para a composição e funcionamento desse gênero textual. Ademais, as relações intertextuais promovem a construção de diferentes efeitos de sentido como críticas, posicionamentos políticos, alertas e, sobretudo, o humor. 

Biografia do Autor

Laís Leite de Sousa, Universidade Regional do Cariri

Graduanda do curso de Letras Português pela Universidade Regional do Cariri - URCA. Foi bolsista de Iniciação Cietífica (FECOP/URCA). Pós-graduanda em Metodologia da Língua Espanhola e Língua Inglesa, pela Faculdade Venda Nova do Imigrante - FAVENI. 

Francisca Damiana Formiga Pereira, Universidade Regional do Cariri

Possui Graduação em Letras (Língua Vernácula e Língua Inglesa) pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG (2014). Especialização em Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG (2016). Mestrado em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN (2017) e Doutorado pelo mesmo programa e instituição. Atualmente é professora na Universidade Regional do Cariri (URCA) e membro dos seguintes Grupos de Pesquisas: em Estudos Funcionalistas (GPEF) / e Estudos Funcionalistas e Ensino de Línguas (EFEL). Revisora de texto da REVISTA DIÁLOGO DAS LETRAS. Tem experiência como PROFESSORA na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e como Professora Assistente I da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG/CFP). Orienta alunos de Graduação. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa e Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de Língua Portuguesa, ensino de gramática e interação, formação e prática docente na área de Letras.

Referências

ABRAHÃO, V. B. B. Semântica, enunciação e ensino. [recurso eletrônico]. Vitória: EDUFES, 2018.

ANTUNES, I. Textualidade: noções básicas e implicações pedagógicas. São Paulo: Editora Parábola, 2017.

CAVALCANTE, M. M. Os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2018.

CAVALCANTE, M. M.; OLIVEIRA, R. L. de. O recurso aos memes em diferentes padrões de gêneros à luz da Linguística Textual. Revista Desenredo, Passo Fundo, v. 15, n. 1, p. 8-23, 2019.

DAWKINS, R. O gene Egoísta. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

FÁVERO, E. L.; KOCH, I. V. Linguística Textual: Introdução. 10 ed. São Paulo: Editora Cortez, 2012.

GERHARDT, T. E.; SILVEIRA, D. T. Métodos de pesquisa. Rio Grande do Sul: Editora da UFRGS, 2009.

GUERRA, C.; BOTTA, M. G. O meme como gênero discursivo nativo do meio digital: principais características e análise preliminar. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, vol. 12, n. 3 jul. - set. 2018. p. 1859-1877.

KOCH, I. V. Desvendando os segredos do texto. 8 ed. São Paulo: Editora Vozes, 2015.

KOCH, I. V. Introdução à linguística textual: trajetória e grandes temas. 2. ed. São Paulo: Editora Contexto, 2017.

KOCH, I. V. O texto e a construção dos sentidos. 10. Ed. São Paulo: Editora Contexto, 2016.

KOCH, I. V.; BENTES, A. C.; CAVALCANTE, M. M. Intertextualidade: diálogos possíveis. 2. ed. São Paulo: Cortez editora, 2008.

KRISTEVA, J. Introdução à semanálise. São Paulo: Perspectiva, 1974.

LIMA, A. A. S. et. al. Ambiguidade no gênero meme e a construção de sentido pelo efeito de humor. Miguilim – Revista Eletrônica do Netlli, Crato, v. 10, n. 4, p. 1733- 1752, 2021.

MAINGUENEAU, D. Gênese dos discursos. Curitiba: Cria Edições, 2005.

MARCUSCHI, L. A. Linguística de texto: o que é e como se faz? 3 ed. São Paulo: Editora Parábola, 2020.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

MARTINO, L. M. S. Teoria das mídias digitais: linguagens, ambientes e redes. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2015.

PEREIRA, M. L. de S.; VIANA, R. B. de M.; HOLLANDA, Y. R. de. Intertextualidade em memes do Chapolin Sincero. In.: FRANÇA, Marcos de; SOUZA, Adílio Junior de; GRANGEIRO, Cláudia Rejanne Pinheiro; PEREIRA, Maria Lidiane de Sousa. (org.). Estudos linguísticos e literários: abordagens. Araraquara: Letraria, 2020, p. 349-372.

PIÈGAY-GROS, Nathalie. Introduction à l’intertextualité. Paris: Dunod, 1996. Traduzido por Mônica Magalhães Cavalcante; Mônica Maria Feitosa Braga Gentil; Vicência Maria Freitas Jaguaribe. Interseções: Revista de Estudos Interdisciplinares, Rio de Janeiro, n. 1, p. 220-244, 2010.

PIÈGAY-GROSS, N. Introduction à l’intertextualité. Paris: Dunod, 1996.

ROJO, R.; BARBOSA, J. P. Hipermodernidade, multiletramentos e gêneros discursivos. São Paulo: Editora Parábola, 2015.

SILVA, A. V. M. da. Memes, educação e a cultura do compartilhamento nas redes sociais. Revista de Estudos em Linguagens e Tecnologias – ARTEFACTUM, v. 17, n. 2, p. 1-19, 2018.

Downloads

Publicado

2023-10-05

Como Citar

Pereira, M. L. de S., Sousa, L. L. de ., & Pereira, F. D. F. (2023). RELAÇÕES INTERTEXTUAIS E EFEITOS DE SENTIDOS NO GÊNERO MEME. Macabéa - Revista Eletrônica Do Netlli, 12(3), 35–57. https://doi.org/10.47295/mren.v12i3.1034