O DISCURSO AMOROSO E O FETICHE NO ROMANCE A PATA DA GAZELA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47295.1666

Palavras-chave:

Literatura Brasileira, Semiótica, José de Alencar, Fetiche, A pata da gazela

Resumo

Adotando uma perspectiva semiótica de análise da produção discursiva do sentido passional, este trabalho buscou avaliar as expressões linguísticas de corporificação do desejo no romance A pata da gazela, de José de Alencar. A partir da consideração da influência do movimento literário romântico na definição do quadro cultural da recém independente nação brasileira no século XIX e da historicidade das formas de realização discursiva do desejo, foi possível investigar a manifestação figurativa do desejo fetichista em A pata da gazela como relevante para a formação das bases lexicais do discurso amoroso no país, inclusive no que tange à sua dimensão erótica, sendo esta obra uma das primeiras a incorporar essa dimensão passional em sua narrativa na literatura nacional. Adotando como metodologia a análise de corpus e a revisão bibliográfica,  foram utilizadas contribuições do âmbito da Semiótica, como as contribuições de Fontanille (2005, 2011), acerca dos estudos passionais; do erotismo em Bataille (1987) e do fetichismo com Safatle (2010), além de referências da área dos estudos literários,  a partir de  Candido (2000) e Ribeiro (1996), por exemplo. A pesquisa, assim, privilegiou a perspectiva narrativa de Horácio, por abordar o erótico e o carnal por meio do fetiche, visando a contribuir com o aprofundamento dos estudos das formas linguísticas de expressão do desejo no discurso literário produzido no Brasil e como estas influenciaram a formação do discurso amoroso no meio social.

Biografia do Autor

Clarice Lima Borges Alves, Universidade Federal de Goiás

Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual de Goiás (2024) e foi bolsista do CNPq na modalidade IC. Atua na área de Letras, com foco nos temas de linguística, literatura brasileira, semiótica, violência e representação de gênero. 

Edna Silva Faria, Universidade Federal de Goiás

Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual de Goiás (1991), mestrado em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás (2003), Doutorado em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás (2013) e Pós-Doutorado pela Universidade Federal de Goiás (2024). Atualmente é Professora Adjunta da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás (2010-presente), Coordenadora dos cursos de Letras: Português - Licenciatura e Bacharelados em Estudos Literários e Linguística, professora do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Letras da UFG e professora do Programa de Pós-Graduação do Mestrado Profissional - CAED/UFJF .Tem experiência na área de Letras (Linguística), com ênfase em Análise do Discurso e Semiótica, atuando principalmente nos seguintes temas: análise de discurso, semiótica, comunicação, literatura e educação. Coordenadora do Grupo de Pesquisa GESEM - Grupo de Pesquisa e Estudos em Semiótica.

Referências

ADVERSE, A. O. Dandismo: notas sobre distinção e dessemelhança. ACERVO, Rio de Janeiro, v. 31, n. 2, p. 105-127, maio/ago. 2018.

ALENCAR, J. de. A pata da gazela. 3. ed. São Paulo: Martin Claret, 2012.

BATAILLE, G. O erotismo. Porto Alegre: L&PM, 1987.

BERTRAND, D. Caminhos da Semiótica Literária. Bauru, SP: EDUSC, 2003.

CANDIDO, A. Formação da literatura brasileira: momentos decisivos. 6. ed. Belo Horizonte: Editora Itatiaia Ltda, 2000.

CANDIDO, A. O romantismo no Brasil. São Paulo: Humanitas / FFLCH / SP, 2002.

DA SILVA, F. C. O desenvolvimento do conceito de fetichismo nas obras de Freud. Kalagatos, Fortaleza, CE, v. 10, n. 20, p. 13–51, 2021.

DESCARTES, R. As paixões da alma. São Paulo: Lafonte, 2017.

FIORIN, J. L. Elementos de análise do discurso. 9. ed. São Paulo: Contexto, 2000.

FONTANILLE, J. Semiótica do discurso. São Paulo: Contexto, 2011.

FONTANILLE, J. Significação e visualidade: exercícios práticos. Porto Alegre: Sulina, 2005.

GUINSBURG, J. O Romantismo. São Paulo: Editora Perspectiva, 2019.

LIMA, E. S. A semiótica das paixões e a análise da dimensão passional dos enunciados. Revista de Estudos da Linguagem, Belo Horizonte, v.25, n.2, p. 841-871, 2017.

LOPES, S. F. Retratos de mulheres na literatura brasileira do século XIX. Plures Humanidades, Ribeirão Preto, ano 12, n. 15, p. 117-140, jan. jun. 2011.

PRIORE, M. Del. História do amor no Brasil. São Paulo: Editora Contexto, 2005.

RIBEIRO, L. F. Mulheres de papel: um estudo do imaginário em José de Alencar e Machado de Assis. Niterói: EDUFF, 1996.

SAFATLE, V. Fetichismo: colonizar o outro. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2010.

SILVA, V. M. de A. Teoria da Literatura. Coimbra: Livraria Almedina, 2007.

Downloads

Publicado

2025-07-25

Edição

Seção

Artigos - Estudos Linguísticos