EDUCAÇÃO HISTÓRICO-GEOGRÁFICA E TURISMO LITERÁRIO A PARTIR DO ACERVO DA SOCIEDADE DOS POETAS DE BARBALHA

Authors

  • Brenda Iza Nascimento de Oliveira URCA
  • Alaide Maiara Lopes Gonçalves URCA
  • Cassio Expedito Galdino Pereira URCA

Keywords:

Cordel, Práticas educativo-pedagógicas, Valorização cultural

Abstract

Com o sancionamento da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) no 9394/96, bem como o debate entorno do papel da Geografia para a sociedade, pesquisadores/as vêm procurando fortalecer as práticas educativo-pedagógicas no âmbito de uma consciência socioespacial. Nesse intuito, reflexões para aproximar a Geografia de temas cotidianos, como o Turismo, tem sido problematizado. Partindo dessa conjectura, esse projeto de extensão busca analisar possibilidades de práticas educativo-pedagógicas do Turismo Literário Pedagógico para ensinar os conteúdos de História e Geografia nas escolas públicas do munícipio de Barbalha-CE a partir do acervo da Sociedade dos Poetas de Barbalha. Para tal, adotou-se o uso de uma metodologia participativa, onde foi estruturado os processos metodológicos. A pesquisa desenvolvera-se a partir do contato com as escolas públicas do município, bem como o levantamento bibliográfico e documental para se fazer os planejamentos. Nesse sentido, foi necessário coletar os dados com os integrantes da Sociedade dos Poetas de Barbalha, onde se estrututou caminhos para as práticas em sala de aula. Pontua-se aqui essas potencialidades e possibilidades dessas práticas para as crianças e adolescentes terem compreensão sobre as vocações turísticas presentes no espaço local que são declamadas nos versos dos membros dessa Sociedade, levando a preservação e valorização cultural.

Author Biographies

Brenda Iza Nascimento de Oliveira, URCA

Discente do curso de licenciatura em História pela Universidade Regional do Cariri – URCA, bolsista de extensão.

Alaide Maiara Lopes Gonçalves, URCA

Discente do curso de licenciatura em Letras pela Universidade Regional do Cariri – URCA, bolsista de iniciação científica, voluntária do projeto de extensão.

References

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Published

2024-07-02

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