UTILIZAÇÃO DA ETNOBOTÂNICA COMO INSTRUMENTO EDUCATIVO NAS PRINCIPAIS COMUNIDADES DO DISTRITO DE ARAJARA EM BARBALHA, CEARÁ, BRASIL

Autores

  • Antonia Eliene Duarte
  • Daniel Honorato Neves
  • Carlos Vinicius Barros Oliveira
  • Pedro Silvino Pereira

Palavras-chave:

Estudos etnobotânicos. Instrumento educativo. Plantas nativas.

Resumo

Objetivos: Este trabalho tem como objetivo utilizar estudos etnobotânicos sobre as plantas medicinais utilizadas na região do nordeste brasileiro como instrumento educativo nas principais comunidades do distrito de Arajara, Barbalha – CE, Brasil. Metodologia: Para tanto foram realizadas duas atividades práticas com 9 participantes de três diferentes comunidades do distrito de Arajara e questionários foram aplicados para avaliar o progresso educacional dos mesmos. Resultados: No primeiro contato com os participantes selecionados a maioria demonstrou um pouco de receio em participar do projeto; os entrevistados com idade na faixa etária de idade [31 – 43] apresentaram a maior média no primeiro questionário; o segundo questionário demonstrou elevação da média geral de pontos (5,1 para 9,6). Os participantes ganharam experiência em pesquisa, observação, coleta, análise de dados e disseminação de resultados. Os alunos praticaram habilidades de pesquisa etnobotânica, incluindo: desenvolver e aplicar um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, produzir vouchers de herbário, interagir com representantes comunitários. Conclusão: Com o término do projeto os participantes aprenderam a importância de conservar as plantas nativas para garantir o seu uso sustentável como alternativa medicinal, o que foi demonstrado através da diferença quantitativa entre os resultados dos questionários aplicados.

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Publicado

2021-10-18