SAÚDE E CIDADANIA NA ESCOLA: DELINEANDO NOVAS EXPERIÊNCIAS NAS AÇÕES DE EXTENSÃO

Autores

  • Samyra Paula Lustoza Xavier
  • Larissa Uchôa Melo
  • Alice Alves Tibúrcio
  • Andressa Neves dos Santos
  • Antônia Nádia Nogueira Martins
  • Emanuelly Alves Rodrigues
  • Emilli Lima da Silva Santos
  • Flávio Mateus Soares de Souza
  • Filomena da Conceição Gomes Vieira
  • Gabrielly Martins da Silva
  • Geovana Ramos Lima
  • Kassia Milena Gomes de Souza
  • Kellen Izabel Alves Pinho
  • Lara Helen Lemos de Oliveira
  • Laudmar de Freitas Veras
  • Leticia Lorrayne Pereira de Souza
  • Maria Emanuela Pereira da Silva
  • Maria Herminia Ferreira Ricarte
  • Maria Lays Silva Vieira
  • Naiane da Silva Chagas
  • Neuma Cunha Medeiros
  • Nicolle Teixeira de Matos
  • Suzy Silvestre Silva
  • Priscila Araujo

Palavras-chave:

Promoção da saúde. Saúde da criança. Saúde do adolescente.

Resumo

Objetivo: descrever as experiências vivenciadas nas ações desenvolvidas pelo Projeto de Extensão Saúde e Cidadania na Escola no ano de 2020. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência vivenciados pelos integrantes do referido projeto, vinculado ao departamento de Enfermagem da Universidade Regional do Cariri, Unidade Descentralizada do Iguatu. As ações aconteceram com a participação de todos os seus 24 integrantes, através do uso de plataformas digitais e redes sociais ao longo dos nove meses de atividades e contemplou temas referentes aos eixos saúde e cidadania. Resultados: Para divulgação dos conteúdos, optou-se pela utilização de imagens coloridas, realização de enquetes, quizes, templates e sugestões de filmes que remetessem ao tema, além da organização de uma live, que foram publicados no stories e no feed da página. As ações, conteúdos e estratégias adotadas foram pensadas com vistas a atender os objetivos propostos no tocante a estimular a promoção da saúde e da cidadania de crianças e adolescentes no cenário escolar, incentivando a participação ativa deles enquanto protagonistas do autocuidado em saúde e como atores sociais, capazes de realizar profundas e significativas transformações sociais no cenário em que vivem. Considerações finais: As experiências vivenciadas no PESCE, foram bem sucedidas, visto que houve ampla divulgação das ações por intermédio das mídias sociais, bem como favoreceu o desenvolvimento de competências essenciais aos discentes envolvidos.  

Referências

ROCHA C; MARIA F. As redes em saúde: entre limites e possibilidades, 2005. Disponível

em: http://www.opas.org.br/rh/admin/documentos/Estar_em_rede.pdf.

HARO, J. J. Las redes sociales en educación, 2008. Disponível em:

http://jjdeharo.blogspot.com/2008/11/la-redes-sociales-en-educacin.html.

MARTELETO R.M. Analise de redes sociais – aplicação nos estudos de transferência da

informação. Ci. Inf., Brasília, v. 30, n. 1, p. 71-81, jan./abr. 2001

SOARES D. C; CECAGNO D; QUADROS L. C. M et al. Tecnologias da informação e

comunicação na educação em saúde acerca do Coronavírus: relato de experiência. J. nurs.

Health, 2020.

Downloads

Publicado

2021-10-18