A LISAME COMO FERRAMENTA PROMOTORA DA SAÚDE

Autores

  • Cleide Correia de Oliveira
  • Talita Oliveira Figueirêdo Morais
  • Helvis Eduardo Oliveira da Silva

Palavras-chave:

Saúde Mental; Promoção; Prevenção.

Resumo

Capacitar os graduandos do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde-CBS, complementando a sua vivência teórico-prática na área de saúde mental enfatizando a promoção da saúde. Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência acerca da das realizações de eventos da Liga de Pesquisa e extensão sobre Saúde Mental (LISAME) como ferramenta promotora da saúde em meio a sociedade, especificamente a construção de um minicurso presencial e um workshop Online. As iniciativas do projeto no ano de 2020 com a produção de minicurso e workshops com foco na promoção da Saúde mental representou uma estratégia teórico-prático relevante frente aos cuidados de transtornos auxiliando os participantes nos principais cuidados individuais. A busca por novas estratégias e abordagens que proporcionem uma maior promoção da saúde mental e que auxiliem a população a entender um pouco sobre a importância desse tema ou até mesmo identificar possíveis sinais de adoecimento mental tem feito uma enorme diferença para a sociedade. Os eventos promovidos pela Liga de Saúde Mental da Urca abriram espaço de extrema relevância para a discussão de diversos temas relacionados a saúde mental. Dessa forma, pode-se inferir um olhar diferenciado dos indivíduos frente a importância de se cuidar da saúde mental sabendo diferenciar desde de casos leves até transtornos mais severos e como procede o tratamento.

Referências

BEZERRA,I.M.P. State of the art of nursing education and the challenges to use remote

technologies in the time of corona virus pandemic. J Hum Growth Dev.v. 1, n.30, p.141-147,

;

CASTRO, R.V. Reflexões sobre a saúde mental do estudante universitário: estudo empírico

com estudantes de uma instituição pública de ensino superior. Revista Gestão em Foco. v.9,

Revista de Extensão (REVEXT)/ Pró – Reitoria de Extensão (PROEX) / Universidade Regional do Cariri – URCA - Crato-Ceará | v.2 |

n.1 | p. 85 - 90 | out-dez | 2021.

GRANJEIRO, E.M; MUSSE, J.O;PEIXOTO, T.M; NUNES, I.V; SOARES, I.M.S.C; SILVA,

I.C.O;CARVALHO, T.B; DIAS, Y.O. Estratégias de ensino a distância para a educação

interprofissional em saúde frente a pandemia covid-19. Previsa (online); v.9, p.591-602,

REIS, C. A, arte terapia: a arte como instrumento no trabalho do psicólogo. Psicologia:

Ciência e profissão. v.1, n.34, p.142-157,2014

SOY-MUNER, D. Continuos learning through platforms. Farm Hosp.v.1,n.44,p.71-73,2020.

TORRES FA, MARTÍNEZ MU, PESO JI, DÍAZ CM, VÁSQUEZ SM. Modelos como

estratégia didática em. Estudantes de saúde. Edu Med. v.3, n.21, p. 198-206, 2020.

Downloads

Publicado

2021-10-18