PROJETO JUVENTUDE E SAÚDE E A PRÁTICA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Herlys Rafael Pereira do Nascimento
  • Marília Brito de Lima
  • Moziane Mendonça de Araújo
  • Amanda Ferreira de Magalhães Santos
  • Ana Karoline Alves da Silva
  • Ana Tamires Ribeiro Justo de Oliveira
  • Antonia Tais Ramos da Silva
  • Antônio Samuel Silva Lins
  • Aurineide Sales Moreira
  • Bruna Lima de Souza
  • Celena Pedrosa Cavalcante
  • Emanoely Holanda Silva
  • Janilane Felipe da Silva
  • Karliany Bezerra de Souza
  • Letícia Alves Marques
  • Lorena Pinheiro Braga
  • Luana Duarte Oliveira
  • Lucas Paulino de Lavor
  • Lydiane Ferreira Antonio
  • Maria Neliane Saraiva Rabelo
  • Mayrla Sales
  • Morgânica da Silva
  • Raphael Alves de Oliveira
  • Yanca Carolina da Silva

Palavras-chave:

Educação em Saúde. Extensão. Juventude.

Resumo

Descrever e discutir a experiência extensionista de estudantes de enfermagem da Universidade Regional do Cariri- Unidade Descentralizada de Iguatu, membros do Projeto de Extensão Juventude e Saúde acerca da promoção do protagonismo dos adolescentes para o autocuidado no âmbito escolar. Trata-se de um relato de experiência referente a uma vivência do Projeto Juventude e Saúde da Universidade Regional do Cariri, Unidade Descentralizada de Iguatu, vinculado ao Curso de Graduação em Enfermagem e atuante na rede pública municipal de ensino através de ações de saúde utilizando metodologias ativas. A atuação dos discentes frente às atividades de extensão proporciona desenvolvimento teórico-científico para o educando, além de fomentar competências e habilidades para a construção de conhecimentos atrelada à educação em saúde. Por meio do Programa Saúde na Escola adotado pelo projeto, nota-se que este ajuda para além da formação profissional assumindo papel importante na estimulação do protagonismo juvenil. Ademais, a utilização de metodologias ativas e lúdicas possibilita melhor engajamento e adesão por parte dos alunos escolares à ação, possibilitando melhor desenvolvimento da atividade. A participação do graduando na extensão universitária é essencial para formação teórica-crítica-reflexiva, pois enraíza valores e aptidões sociais que embasam a prática profissional e fortalecem a relação entre comunidade-universidade. Outrossim, possibilita aos alunos beneficiados melhor compreensão de hábitos de vida saudáveis e a importância do autocuidado, especialmente nas transformações que atravessam a vida desses jovens.

Referências

ENGEL, B. C. et al. Projeto de extensão: humanização e educação em saúde junto aos

cuidadores, crianças e adolescentes no hospital universitário infantil. In: XX Encontro Latino

Americano de Iniciação Científica, XVI Encontro Latino Americano de Pós-Graduação e VI

Encontro de Iniciação à Docência – Universidade do Vale do Paraíba. São Paulo, 2016, Anais

[...] São Paulo: UNIVAP. Disponível em: http://www.inicepg.univap.br/cd/INIC_2016/.

Acesso em: 12 mai. 2021.

LARA, L. A. S. Sexualidade na adolescência: necessidades específicas para o atendimento de

pacientes adolescentes. Femina, Rio de Janeiro, v. 47, n. 4, p. 194-212, 2019.

FERREIRA, P. B.; SURIANO, M. L. F.; DOMENICO, E. B. L. Contribuição da extensão

universitária na formação de graduandos em Enfermagem. Revista Ciência em Extensão,

[S.l], v. 14, n. 3, p. 31-49, 2018.

FREITAS, T. P. P. et al. Contribuições da extensão universitária na formação de acadêmicos

de enfermagem. Rev Enferm UFSM, [S.l], v. 6, n. 3, p. 307-316, 2016.

NOBRE, R. S. et al. Vivenciando a extensão universitária através de ações de educação em

saúde no contexto escolar. Revista de APS, [S.l], v. 20, n. 2, p. 288 - 292, 2017.

OLIVEIRA, F. L. B., ALMEIDA JUNIOR, J. J., Extensão universitária: contribuições na

formação de discentes de Enfermagem. Rev. Bras. Pesq. Saúde, Vitória, v.17, n. 1, 19-24,

RIBEIRO, D. K. et al. Experiência extensionista de estudantes de enfermagem em um projeto

de educação em saúde e sexualidade na escola. Revista Guará, [S.l], n. 9, p. 85-96, 2018.

SILVA A. M. C.; PENHA, N. R.; GONÇALVES, J. P. Extensão Universitária e Formação

Docente: contribuições de um projeto de extensão para estudantes de Pedagogia. Formação@

Docente, [S.l], v. 9, n. 1, p. 58-73, 2017.

Downloads

Publicado

2021-10-18