PROJETO JUVENTUDE E SAÚDE E A PRÁTICA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Palavras-chave:
Educação em Saúde. Extensão. Juventude.Resumo
Descrever e discutir a experiência extensionista de estudantes de enfermagem da Universidade Regional do Cariri- Unidade Descentralizada de Iguatu, membros do Projeto de Extensão Juventude e Saúde acerca da promoção do protagonismo dos adolescentes para o autocuidado no âmbito escolar. Trata-se de um relato de experiência referente a uma vivência do Projeto Juventude e Saúde da Universidade Regional do Cariri, Unidade Descentralizada de Iguatu, vinculado ao Curso de Graduação em Enfermagem e atuante na rede pública municipal de ensino através de ações de saúde utilizando metodologias ativas. A atuação dos discentes frente às atividades de extensão proporciona desenvolvimento teórico-científico para o educando, além de fomentar competências e habilidades para a construção de conhecimentos atrelada à educação em saúde. Por meio do Programa Saúde na Escola adotado pelo projeto, nota-se que este ajuda para além da formação profissional assumindo papel importante na estimulação do protagonismo juvenil. Ademais, a utilização de metodologias ativas e lúdicas possibilita melhor engajamento e adesão por parte dos alunos escolares à ação, possibilitando melhor desenvolvimento da atividade. A participação do graduando na extensão universitária é essencial para formação teórica-crítica-reflexiva, pois enraíza valores e aptidões sociais que embasam a prática profissional e fortalecem a relação entre comunidade-universidade. Outrossim, possibilita aos alunos beneficiados melhor compreensão de hábitos de vida saudáveis e a importância do autocuidado, especialmente nas transformações que atravessam a vida desses jovens.
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